Covid-19

Avião da FAB pousa em Teresina transportando pacientes de Manaus

Os nove pacientes foram transferidos para o Hospital Universitário da UFPI.

Na manhã desta sexta-feira (15), pousou em Teresina o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) trazendo de Manaus (AM) nove pacientes diagnosticados com o novo coronavírus, que ficarão internados no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU/UFPI).


Os pacientes precisaram ser transferidos devido à crise instalada em Manaus, que enfrenta um novo pico da pandemia e está sem leitos suficientes e sem estoque de oxigênio para atender a grande demanda.

Inicialmente eram aguardados 30 pacientes, mas no entanto, cidades mais próximas se ofereceram para recebê-los já que o deslocamento de Manaus para Teresina demandaria uma quantidade maior de oxigênio, que está em falta no Amazonas.

Imagem: Reprodução/Whatsapp

Após o desembarque no Aeroporto Senador Petrônio Portella, médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), deverão realizar a triagem dos pacientes, para saber em que tipo de ambulância cada um deverá ser transportado.

Foram disponibilizadas uma van e 11 ambulâncias, sendo duas de suporte avançado, seis de suporte intermediário e três de suporte básico, para realizar o transporte até o Hospital Universitário.

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (Strans) de Teresina ficará responsável pelo acompanhamento do transporte das ambulâncias com os pacientes, em uma operação de logística com um percurso específico para garantir que os veículos do Samu chegassem mais rápido ao HU.


Mais conteúdo sobre:
Aeroporto Senador Petrônio PortellaFABHUSamuStransUFPI

Dê sua opinião: