Geral

Arquidiocese lança Campanha da Fraternidade 2025 com foco na Ecologia Integral

Evento contou com a presença de todos os bispos do Regional Nordeste 4 da CNBB, além de autoridades políticas e representantes da sociedade civil.

06 de março de 2025 às 16:39
3 min de leitura

A Arquidiocese de Teresina realizou, na manhã desta quinta-feira (6), o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2025, que traz como tema "Fraternidade e Ecologia Integral" e o lema "Deus viu que tudo era muito bom" (Gn 1,31). O evento contou com a presença de todos os bispos do Regional Nordeste 4 da CNBB, além de autoridades políticas e representantes da sociedade civil.

Com inspiração nos 800 anos do "Cântico das Criaturas", de São Francisco de Assis, e nos 10 anos da Encíclica Laudato Si’, a campanha deste ano reforça a necessidade de uma conversão integral diante da crise socioambiental. O arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, destacou que o período Quaresmal é um chamado para refletir sobre o cuidado com a "casa comum" e alertou sobre as consequências ambientais da negligência humana. "Ou nos convertemos, ou enfrentaremos um colapso universal. Não há um 'plano B' para o planeta, precisamos cuidar do que temos agora para garantir um futuro sustentável", enfatizou.

O diácono Gilberto Penha, coordenador arquidiocesano de Campanhas, ressaltou a importância da espiritualidade franciscana para a temática deste ano e o papel fundamental dos meios de comunicação na disseminação da mensagem. "Essa campanha não é exclusiva para os católicos, mas para todos que vivem neste planeta", reforçou.

A Caminhada contará com momentos de oração, louvor e reflexões sobre o impacto ambiental da ação humana, além de envolver iniciativas sustentáveis, como o incentivo ao plantio de árvores e a arrecadação de donativos para comunidades em situação de vulnerabilidade.

Romaria da Terra e da Água

No mesmo evento, também foi lançada a 16ª Romaria da Terra e da Água, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de julho, na Diocese de Bom Jesus do Gurguéia. Com o tema "Ecologia Integral a serviço da vida" e o lema "Com carinho preparastes essa terra para os pobres" (Sl 67,11), a romaria busca fortalecer a luta pelo equilíbrio entre desenvolvimento econômico, justiça social e preservação ambiental.

O bispo diocesano de Bom Jesus, Dom Marcos Tavoni, destacou a necessidade de um olhar atento para os desafios enfrentados pelo sul do Piauí, especialmente no que diz respeito à expansão do agronegócio e seus impactos. "O desenvolvimento não pode ocorrer à custa das pessoas. Precisamos de um equilíbrio entre economia, ecologia e justiça social", alertou.

Ao final da cerimônia, aconteceu a entrega da Cruz Peregrina, símbolo da Romaria, que está percorrendo as dioceses do Piauí em preparação para o grande encontro em julho. A cruz foi repassada para a Diocese de Picos, dando continuidade ao itinerário até a celebração final.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas