Geral

Anticorpos no leite materno pode ajudar a prevenir Covid-19 em recém-nascidos

Uma pesquisa indicou presença de anticorpos no leite de colaboradoras lactantes do HC, imunizadas com a Coronavac.

30 de agosto de 2021 às 08:27
2 min de leitura

Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) constatou que mães vacinadas contra Covid-19 produzem anticorpos que podem ser transmitidos ao recém-nascido pelo leite materno. Conduzida pelo Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP e realizado pelo Instituto da Criança e do Adolescente, a pesquisa indicou presença de anticorpos no leite de colaboradoras lactantes do HC, imunizadas com a Coronavac.

Foto: Bebê mamando / Thinkstock

De acordo com o estudo, foi observado que a segunda dose forneceu um incremento no nível de anticorpos das gestantes e, em algumas das colaboradoras, níveis altos de anticorpos contra a covid-19 mantiveram-se no leite materno mesmo depois de alguns meses de amamentação.

“O que o estudo mostra é que essa vacina também se incorpora ao repertório materno e a mãe vai passando esse anticorpo várias vezes ao dia ao bebê. Esse anticorpo [advindo do leite] é muito interessante, porque tem uma ação fundamentalmente local, quase nada dele é absorvido. Sua ação é em todo o trato gastrointestinal do bebê”, explica a professora Magda Carneiro Sampaio, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP, vice-presidente do Conselho Diretor do Instituto da Criança do HC.

Vacina Covid-19
Sesapi

As sociedades médicas do Brasil têm seguido a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que recomenda a vacinação em mulheres lactantes e não preconiza a interrupção da amamentação após a vacinação.

Apesar de os estudos comprovarem a presença de anticorpos no leite materno, casos confirmados no organismo de bebês ainda são isolados.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas