Alepi aprova projeto de lei que aumenta correção de provas do concurso da PM
Medida foi aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais e representa um avanço no andamento do certame, que estava paralisado.
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, em segundo turno, nesta terça-feira (15), o projeto de lei do Governo do Estado que amplia a correção das provas dissertativas do concurso público para oficiais da Polícia Militar, regido pelo Edital nº 01/2021. A medida foi aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais e representa um avanço no andamento do certame, que estava paralisado.

O projeto altera os critérios de correção das provas dissertativas, permitindo que mais candidatos tenham a chance de prosseguir para as etapas seguintes. De acordo com o texto aprovado, serão corrigidas as provas dos candidatos que obtiverem, na prova objetiva, pelo menos 60% da pontuação total e, simultaneamente, no mínimo 50% em cada uma das disciplinas: conhecimentos básicos e conhecimentos específicos.
Com a mudança, amplia-se o número de candidatos aptos à correção da etapa dissertativa, o que também aumenta a formação de uma nova lista de cadastro de reserva para o Curso de Formação de Oficiais da PM-PI. Os aprovados disputarão vaga para o posto inicial de 2º Tenente do Quadro de Oficiais Policiais Militares (QOPM).
A sessão que aprovou o projeto foi presidida pelo vice-presidente da Alepi, deputado Francisco Limma (PT). Agora, a proposta segue para sanção do governador Rafael Fonteles (PT)