Alckmin sanciona lei que reconhece obras de Torquato Neto como manifestação cultural
Lei nº 14.742 foi publicada no Diário Oficial na última sexta-feira (01).
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou lei que reconhece todas as obras do poeta Torquato Neto como manifestação da cultura nacional. A Lei nº 14.742 foi publicada no Diário Oficial na última sexta-feira (01).
Torquato Neto teve grande influência na cultura brasileira e foi um dos responsáveis pelo Tropicalismo, movimento cultural de vanguarda que ocorreu, principalmente, na música.
Além de ter trabalhado como jornalista, Torquato Neto contribuiu para a Música Popular Brasileira (MPB), já que muitos de seus poemas foram transformados em canções. O Projeto de Lei é do deputado federal Flávio Nogueira, com relatoria do deputado Jadyel Alencar e do senador Marcelo Castro.
Nas redes sociais, o governador Rafael Fonteles comemorou a iniciativa e ressaltou que o reconhecimento mostra a grandiosidade e relevância cultural de Torquato.
“As obras do poeta, compositor, cineasta e jornalista piauiense Torquato Neto são agora oficialmente reconhecidas como uma manifestação da cultura nacional. Essa iniciativa celebra a grandiosidade e relevância cultural do nosso Anjo Torto. Viva a cultura piauiense”, escreveu Fonteles.
Breve biografia
Torquato Pereira de Araújo Neto nasceu em Teresina, no Piauí, em 9 de novembro de 1944. Morou em Salvador e no Rio de Janeiro. Foi amigo de artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa.
Escreveu canções como “Mamãe, coragem”, interpretada por Gal Costa, “Geleia Geral”, em parceria de Gilberto Gil, e “Pra Dizer Adeus”, na voz de Elis Regina.
Ele faleceu em 1972, no Rio de Janeiro, aos 28 anos de idade.