Geral

Alckmin sanciona lei que reconhece obras de Torquato Neto como manifestação cultural

Lei nº 14.742 foi publicada no Diário Oficial na última sexta-feira (01).

03 de dezembro de 2023 às 14:50
1 min de leitura

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou lei que reconhece todas as obras do poeta Torquato Neto como manifestação da cultura nacional. A Lei nº 14.742 foi publicada no Diário Oficial na última sexta-feira (01).

Poeta Torquato NetoReprodução

Torquato Neto teve grande influência na cultura brasileira e foi um dos responsáveis pelo Tropicalismo, movimento cultural de vanguarda que ocorreu, principalmente, na música.

Além de ter trabalhado como jornalista, Torquato Neto contribuiu para a Música Popular Brasileira (MPB), já que muitos de seus poemas foram transformados em canções. O Projeto de Lei é do deputado federal Flávio Nogueira, com relatoria do deputado Jadyel Alencar e do senador Marcelo Castro.

Nas redes sociais, o governador Rafael Fonteles comemorou a iniciativa e ressaltou que o reconhecimento mostra a grandiosidade e relevância cultural de Torquato.

“As obras do poeta, compositor, cineasta e jornalista piauiense Torquato Neto são agora oficialmente reconhecidas como uma manifestação da cultura nacional. Essa iniciativa celebra a grandiosidade e relevância cultural do nosso Anjo Torto. Viva a cultura piauiense”, escreveu Fonteles.

Breve biografia

Torquato Pereira de Araújo Neto nasceu em Teresina, no Piauí, em 9 de novembro de 1944. Morou em Salvador e no Rio de Janeiro. Foi amigo de artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa.

Escreveu canções como “Mamãe, coragem”, interpretada por Gal Costa, “Geleia Geral”, em parceria de Gilberto Gil, e “Pra Dizer Adeus”, na voz de Elis Regina.

Ele faleceu em 1972, no Rio de Janeiro, aos 28 anos de idade.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas