Entretenimento

"Ainda Estou Aqui" é indicado ao Oscar 2025 em Melhor Filme

Além disso, o filme também concorre nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres no elenco principal.

23 de janeiro de 2025 às 13:42
4 min de leitura

O cinema brasileiro alcançou um marco inédito nesta quinta-feira (23), o filme"Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles, foi indicado à categoria deMelhor Filmeno Oscar 2025. É a primeira vez que uma produção brasileira disputa a principal categoria da maior premiação do cinema mundial. Além disso, o filme também concorre nas categorias deMelhor Filme InternacionaleMelhor Atriz, comFernanda Torresno elenco principal.

A cerimônia, que será apresentada por Conan O'Brien, acontece no dia2 de março, em Los Angeles.

Baseado no livro homônimo deMarcelo Rubens Paiva, o longa narra a transformação de Eunice Paiva, mãe do autor, de uma dona de casa dos anos 1970 em uma das maiores ativistas de Direitos Humanos do Brasil, após o assassinato do marido, Rubens Paiva, pela ditadura militar. O elenco conta ainda com Selton Mello no papel de Rubens Paiva.

Fernanda Torres e o legado de sua mãe

A indicação de Fernanda Torres à categoria de Melhor Atriz marca outro momento histórico. É a primeira vez em 26 anos que uma atriz brasileira disputa a estatueta, sendo também a primeira desde que sua mãe,Fernanda Montenegro, foi indicada por"Central do Brasil"(1998), também dirigido por Walter Salles.

Em entrevista, Torres comentou sobre a honra de dar continuidade ao legado de sua mãe:
"É emocionante ver o Brasil novamente em destaque no Oscar e, sobretudo, fazer parte dessa história tão impactante para o nosso país."

Orgulho nacional e reconhecimento ao Globoplay

"Ainda Estou Aqui"também se destaca por ser o primeiro longa original doGloboplay, a plataforma de streaming da Globo.Manuel Belmar, Diretor de Finanças, Jurídico, Infraestrutura e Produtos Digitais da Globo, celebrou as indicações:
"Esse reconhecimento reafirma nossa missão de contar histórias que reflitam a riqueza da cultura brasileira. É um orgulho imenso."

"Emilia Pérez" lidera indicações

Embora o Brasil tenha conquistado destaque, o francês"Emilia Pérez", um drama musical, lidera as indicações deste ano com 13 menções, seguido por"O Brutalista"com 10.

Indicados ao Oscar de Melhor Filme 2025

  • "Ainda Estou Aqui"

  • "Anora"

  • "O Brutalista"

  • "Um Completo Desconhecido"

  • "Conclave"

  • "Duna: Parte 2"

  • "Emilia Pérez"

  • "Nickel Boys"

  • "A Substância"

  • "Wicked"

Representação brasileira em Melhor Filme Internacional

Na categoria deMelhor Filme Internacional, o Brasil concorre ao lado de outras produções aclamadas, como"Emilia Pérez"(França),"Flow"(Letônia),"A Garota da Agulha"(Dinamarca) e"A Semente do Fruto Sagrado"(Alemanha).

Esta é a quinta vez que o Brasil é indicado nesta categoria. Antes, o país foi representado por "O Pagador de Promessas" (1963), "O Quatrilho" (1996), "O que é isso, companheiro?" (1998) e "Central do Brasil" (1999).

Entre os outros indicados, nomes comoAdrien Brody,Timothée ChalameteCynthia Erivodisputam nas categorias de atuação, enquanto produções como"Duna: Parte 2","Nosferatu"e"Wicked"dominam as categorias técnicas.

O cinema brasileiro tem muito a celebrar, e o dia 2 de março promete ser histórico. Se o país sairá com o prêmio ou não, só o tempo dirá, mas já está claro que o talento nacional conquistou o mundo.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas