Lula sanciona lei que cria o Dia Nacional do Funk em 12 de julho
Texto é de autoria do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nessa terça-feira (30) o projeto de lei que institui o "Dia Nacional do Funk". A data vai ser comemorada anualmente no dia 12 de julho.
O texto, apresentado à Câmara dos Deputados em 2021, é de autoria do deputado federal licenciado e ministro das Relações Institucionais,Alexandre Padilha. Na rede social "X", antigo Twitter, o ministro celebrou a aprovação do projeto de lei com uma foto ao lado de Lula.
AVISA QUE É O FUNK! Projeto de Lei de minha autoria, que institui o "Dia Nacional do Funk" foi sancionado pelo presidente Lula. Reconhecimento mais que merecido para uma cultura que nasceu nas periferias e conquistou o Brasil e o mundo. O funk é voz, é identidade, é resistência!", escreveu Alexandre Padilha.
A data foi escolhida com o intuito de homenagear o "Baile Funk da Pesada", que aconteceu no dia 12 de julho de 1970, em uma casa de shows, localizada na zona Sul do Rio de Janeiro. No decorrer dos anos, o ritmo musical ganhou destaque não só em território nacional como também no mundo inteiro.