Brasil

Nana Caymmi, ícone da música brasileira, morre aos 84 anos no Rio de Janeiro

A causa da morte foi falência de múltiplos órgãos, segundo informações do hospital.

01 de maio de 2025 às 21:33
2 min de leitura

A cantora Nana Caymmi faleceu nesta quinta-feira (01/05), aos 84 anos, no Rio de Janeiro. Internada desde julho do ano passado na Casa de Saúde São José, na Zona Sul da cidade, Nana encontrava-se em tratamento por problemas cardíacos. A causa da morte foi falência de múltiplos órgãos, segundo informações do hospital.

Nana Caymmi faleceu nesta quinta-feira (01/05)Reprodução do Instagram

Filha do renomado compositor Dorival Caymmi e de Stella Maris, Dinahir Tostes Caymmi, nome de registo da artista, nasceu no Rio em 1941, numa família profundamente ligada à música. Ainda jovem, participou em gravações com o pai, incluindo a emblemática “Acalanto”.

Nana e Dorival CaymmiReprodução do Instagram

Ao longo da sua trajetória, Nana destacou-se por um repertório refinado e por parcerias com grandes nomes da música brasileira, como Tom Jobim, Milton Nascimento e Roberto Carlos. A sua discografia inclui álbuns marcantes como Nana Caymmi (1975), Renascer (1976), Bolero (1993), e A noite do meu bem – As canções de Dolores Duran (1994).

Nana Caymmi e Milton NascimentoReprodução do Instagram

Participou de festivais importantes e, apesar de enfrentar resistência inicial do público, conquistou reconhecimento com interpretações emocionantes e um estilo único, sem recorrer a exageros cénicos.

A sua voz também foi presença constante em trilhas sonoras de produções televisivas. Um dos momentos mais memoráveis foi a interpretação de “Resposta ao Tempo” na abertura da minissérie Hilda Furacão, da TV Globo, em 1998. No ano seguinte, voltou a ser escolhida para outro tema de abertura, “Suave Veneno”.

Nana Caymmi em apresentação nos anos 60Reprodução do Instagram

A cantora foi homenageada em 2004, ao lado dos irmãos, com o título de cidadã baiana. Os seus últimos discos lançados foram Nana, Tom, Vinicius (2020) e Nana Caymmi Canta Tito Madi (2019).

Nana e os imrãos Danilo e Dori CaymmiReprodução

Nana teve três filhos, duas netas, e viveu relacionamentos marcantes com figuras da música, incluindo Gilberto Gil, João Donato e Cláudio Nucci.

Nana Caymmi e Gilberto GilReprodução do Instagram
Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas