Brasil

Lula embarca ao Caribe para tratar sobre impasse entre Venezuela e Guiana

Presidente vai participar de conferência que acontece nessa sexta-feira (1º/03).

29 de fevereiro de 2024 às 11:22
1 min de leitura

Nesta quinta-feira (29), O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, embarca para Kingstown, capital de São Vicente e Granadinas, no Caribe, para participar da VIII Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac). A conferência acontece na sexta-feira (1).

Lula embaraca ao Caribe - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A secretária de América Latina e Caribe, Gisela Maria Figueiredo, destaca que um dos objetivos da VIII Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos é buscar uma solução para a controvérsia entre Venezuela e Guiana. Ela informa que a ideia de oferecer uma moldura regional de diálogo partiu do Brasil.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que, apesar de ser um dos fundadores do grupo, o Brasil deixou a comunidade em 2019.A reintegração ao bloco aconteceu durante a 7ª Cúpula da Celac e foi considerada uma das primeiras ações da política externa do presidente Lula no início do seu terceiro mandato.

Gisela Maria Figueiredo reiterou o compromisso de Lula ao comparecer à 8ª Celac. “Reiterando o compromisso, o presidente Lula comparecerá à 8ª Celac. Um dos elementos interessantes desse organismo é o seu relacionamento externo, já que possui pelo menos três parceiros mais tradicionais que são: União Europeia, União Africana e China”, citou a embaixadora.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas