Brasil

Ex-ministro do STJ Carlos Fernando Mathias morre aos 85 anos em Brasília

Desembargador deixa esposa, duas filhas e um neto.​ O velório acontece nessa quinta-feira (09).

09 de maio de 2024 às 11:18
3 min de leitura

O ex-ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), desembargador Carlos Fernando Mathias, morreu aos 85 anos na noite dessa quarta-feira (08), em Brasília. Mathias passava por um tratamento contra um câncer.

Desembargador Carlos Fernando Mathias - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Natural do Rio de Janeiro, Carlos Fernando foi desembargador do Tribunal Regional Federal da 1º Região por 14 anos (1995- 2009). Além disso, no final da carreira como magistrado, também atuou como desembargador convocado no STJ e foi o primeiro a desempenhar esta função no Tribunal da Cidadania.

A presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura, destacou o carinho que todos tinham por Carlos Mathias.

Eu convivi com o Mathias nas sessões de julgamento da Sexta Turma e nos diversos eventos organizados por ele. Além de muito querido por todos, ele foi uma referência em temas importantes para o Judiciário, um legado que se multiplica nas centenas de alunos que puderam compartilhar do seu conhecimento. É sem dúvida uma perda inestimável para o mundo jurídico", afirmou a ministra.

Trajetória

Carlos Mathias foi graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, atual UFRJ, em 1961. No ano seguinte, ingressou como membro do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), cargo que ocupou até 1994.

Em 1995, foi promovido ao TRF1. De 2002 a 2004 foi vice-presidente do Tribunal Regional. O ex-ministro foi professor do curso de mestrado em direito na Universidade Federal de Goiás, do curso de direito da Universidade de Brasília (UnB), e lecionou nas faculdades de Serviço Social do DF, de Educação, do Instituto de Ciências Humanas da UnB, e no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

Em sua trajetória pública, Carlos Mathias atuou como procurador do Distrito Federal, tendo alcançado o posto de subprocurador-geral, com todas as promoções por merecimento. Foi também presidente do Conselho Nacional Autoral e do Conselho de Educação do Distrito Federal, além de ter ocupado diversas funções de destaque no Judiciário nacional.

Além da docência nas universidades, Carlos Mathias coordenou as edições do Seminário Internacional Ítalo-Ibero-Brasileiro de Estudos Jurídicos, evento de destaque no calendário dos operadores do direito. A última edição foi realizada em 2021, no STJ.

Velório

Em nota, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) divulgou que o velório acontece nessa quinta-feira (09), na Capela 10 do Cemitério Campo da Esperança, em Brasília, e o sepultamento será às 16h30. O desembargador deixa esposa, duas filhas e um neto.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas