Aposentados e beneficiários do INSS já podem consultar antecipação do 13º salário
Antecipação do benefício deve movimentar cerca de R$ 73,3 bilhões na economia brasileira e será paga em duas etapas.
Aproximadamente 34,2 milhões de aposentados, pensionistas e segurados que recebem benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já têm acesso à consulta da antecipação do 13º salário. A verificação pode ser feita pelo aplicativoMeu INSS, disponível para smartphones e tablets, ou por meio do sitegov.br/meuinss.
A antecipação do benefício deve movimentar cerca de R$ 73,3 bilhões na economia brasileira e será paga em duas etapas: a primeira parcela será depositada entre os dias 24 de abril e 8 de maio, enquanto a segunda será liberada de 26 de maio a 6 de junho. As datas de pagamento variam de acordo com o último número do NIS (Número de Inscrição Social) e o valor recebido pelo beneficiário. Quem recebe apenas um salário mínimo terá prioridade no cronograma.
A medida foi oficializada por um decreto assinado no início do mês pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esta é a sexta vez consecutiva que o 13º dos segurados do INSS é antecipado. Em 2020 e 2021, o adiantamento foi motivado pela pandemia de covid-19. Nos anos seguintes, o pagamento foi mantido para os meses de maio e junho em 2022 e 2023, e em abril e maio em 2024.
Para aqueles que não têm acesso à internet, a consulta também pode ser feita pelo telefone 135. O atendimento funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. É necessário informar o número do CPF e confirmar algumas informações pessoais para concluir a consulta.