Unidos do Buritizal homenageia população ribeirinha em seu desfile
Trazendo a cultura e diversidade que moldaram a identidade amapaense.
Unidos do Buritizal chega na avenida do samba, no meio do mundo com um mar de cores trazendo em seu enredo “Sou Caboclo Ribeirinho De Corpo, Alma E Verdade, Sou Macapaba, Eis A Minha Identidade” o orgulho ribeirinho. O enredo exalta o modo de vida ribeirinho e é também um alerta para a preservação da floresta amazônica.
A população ribeirinha, chamada de cabocla, são frutos da miscigenação entre brancos, indígenas e negros, resultando em uma cultura rica e diversificada.
A comissão de frente representa os ribeirinhos na sua essência, com seus costumes e lendas e o primeiro tripé traz a floresta, fonte de sustento e preservação do povo ribeirinho.
As alas trazem também os tucujus, termo usado como marca de identidade da cidade, os Wajãpi, os negros e nordestinos. Trazem a religiosidade como a Pajelança Cabocla que é uma manifestação religiosa e cultural que envolve crenças, práticas e saberes tradicionais muito difundida na Amazônia, traz a encantaria, lendas ribeirinhas e os amuletos, não deixando de fora as manifestações culturais como o Marabaixo e as festas que fazem dessa identidade.