Programa Casamento na Comunidade celebra a união de 90 casais
Promovido pelo TJAP, tem como objetivo reconhecimento jurídico e garantir acesso à união legal.
Na noite de segunda-feira (17), 90 casais realizaram o sonho do casamento na 2ª edição do Programa Casamento na Comunidade 2024, promovido pelo Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) em parceria com a Assembleia Legislativa (ALAP) e, nesta edição, com o Cartório Vales.
O projeto tem garantido o reconhecimento jurídico aos casais e ao longo de 25 anos de sua existência já oficializou mais de 22 mil uniões, serviço totalmente gratuito.
Para o casal Edilma Cardoso e Sérgio Marcelo, juntos há 23 anos, o casamento no civil é mais etapa do relacionamento construído com amor e respeito.
“Devido a toda essa trajetória de 23 anos, já que o tempo construiu uma história muito linda, resolvemos oficializar o nosso casamento. Temos dois filhos e já construímos muitas coisas juntos, já estava até passando da hora. Eu estou muito feliz por esse momento. E o casamento é não só a união, mas é você perceber que você quer passar o resto da vida do lado de alguém”, celebrou a noiva Edilma.
O público-alvo do programa são casais que já vivem juntos, mas só podem oficializar a união pessoas solteiras, viúvas e divorciadas legalmente, independente de cerimônia religiosa.
Para a titular da 3ª Vara de Família da Comarca de Macapá e coordenadora do programa, a juíza Joenilda Lenzi, o matrimônio é um momento único e deve ser todo preparado, por isso, antes da cerimônia é realizada uma palestra denominada Oficina do Casamento para os casais.
“O casamento é a base da família que garante o acesso à união legal também é fortalecer os laços dessa união, desse amor”, explicou a magistrada.
O evento foi realizado no Sebrae Amapá.
Saiba como se inscrever
As inscrições acontecem com agendamento único e os casais interessados podem procurar o Cejusc, no Fórum de Macapá. O Programa Casamento na Comunidade conta também com uma equipe pelo WhatsApp (96) 99144-3740, e pelo e-mail: [email protected]
Texto: Lilian Monteiro
Fotos: Flávio Lacerda
Secretaria de Comunicação do TJAP