Embaixada de Samba abre a primeira noite de folia em Macapá
Homenageando os trabalhadores feirantes e representando a diversidade dos produtos.
A folia começou, cinco escolas passarão pela avenida Ivaldo Veras no Sambódromo de Macapá nesta primeira noite e a Embaixada de Samba Cidade de Macapá abre o Carnaval no meio do mundo.
Ela entra na avenida com 893 brincantes, trazendo o enredo com tema “A Vida é uma Feira”, que homenageia os trabalhadores feirantes do Amapá.
Feira é um modelo de venda que possui como principal característica a exposição de produtos e mercadorias, feito pelos chamados expositores, onde um público variado pode visitar e ter contato com essas ações, é por isso que os locais que são destinados para venda de alimentos, geralmente frutas e verduras, também são conhecidos como feiras.
A comissão de frente conta com 14 componentes e vem com o tema “Olha a Xepa”. As 12 alas retratam os tipos de feiras e os produtos comercializados e trazem também personagens comuns nos mercados populares. A escola sob a direção do presidente Adriano Barros, também conta com 13 alegorias.
No setor 3 por exemplo, "Feiras Livres: O Mercado do Povo do Amapá" retrata as vibrantes e movimentadas feiras livres. Com alegorias e fantasias cheias de cores, frutas e vegetais gigantes, os foliões representam a diversidade de produtos e a alegria dos feirantes e mostram as características de alguns personagens como seu Dinho o papudinho, Dona Dica a fofoqueira, os ciganos, as tacacazeiras entre outros.
Na última estrofe do samba enredo, homenageia umas das mais populares feiras da capital, a Feira Maluca, onde fregueses, produtos e feirantes se misturam diante de tanta variedade. Na grande alegoria “A Feira Maluca” um grande palco colorido, alegre onde se encontram todos as personagens, que vendem produtos.
É o carnaval do meio do mundo para todo Brasil, trazendo a história e a cultura amapaense.