Vinicius Vainner

A cidade do Brasil sem Covid!

Esse paraíso fica no Estado do Piauí.

21 de março de 2021 às 12:10
4 min de leitura

“O carro de som divulgando todos os dias os cuidados contra convid- 19, é apenas uma das medidas adotadas em Patos do Piauí, desde o início da pandemia. Os moradores continuam ouvindo atentos a mensagem e o mais importante: ninguém tira a máscara do rosto e todo mundo por aqui, independente da idade, sabe o que fazer pra deixar o novo coronavírus bem longe”.

Foi assim que comecei a contar para o Brasil, como moradores de Patos do Piauí, estão conseguindo vencer a Covid-19. A matéria divulgada pelo Jornal da Band, nesse último sábado, trouxe além do bom exemplo, uma injeção de ânimo as demais cidades brasileiras e provou que é possível combater o vírus com educação e união de todos!


Os moradores da cidade que tem 6.400 habitantes, aprenderam a colocar em prática as medidas de prevenção com ajuda dos fiscais da vigilância sanitária que estão sempre visitando as casas, levando informação e de olho, em qualquer denúncia de descumprimento das normas.

A polícia militar também está sempre alertando a população sobre o perigo de não obedecer as medidas de prevenção contra COVID.

Patos do Piauí

Mesmo com a pandemia a cidade não parou. Fez apenas algumas mudanças para evitar os riscos de contaminação. A igreja fechada há um ano, realiza as missas no espaço ao lado, com todos os lugares demarcados respeitando o distanciamento.

O comércio funciona de segunda a sexta-feira e nas lojas, só é permitido a entrada de três clientes ao mesmo tempo.

Centro comercial de Patos do Piauí

Diferente de grande parte das escolas públicas do Brasil, em Patos do Piauí, os alunos estão conseguindo acompanhar o ano letivo. Graças, a “força tarefa” realizada pelos professores e pais, pra ajudar quem não tem internet e computador em casa.

A cidade possui o segundo maior reservatório de água do Piauí. A barragem Poço de Marruá é um dos pontos turísticos mais visitados do estado ou melhor, era!

Barragem Poço de Marruá

A câmara de vereadores baixou um decreto proibindo a visita de pessoas no local, tudo em acordo com os moradores.

Barragem Poço de Marruá

Localizado no sudeste do Piauí, o município fica próximo a grandes cidades de outros estados como Ceará e Pernambuco. Em toda essa região os números de infectados e mortes não param de crescer... Menos em Patos!

Patos do Piauí

No último dia 15 de março, Patos do Piauí zerou o número de casos ativos de coronavírus. Mesmo com poucos recursos a vacinação atingiu a meta! Todos os idosos acima de 80 anos, foram vacinados e isso só não aconteceu com outros grupos, porque as doses nunca chegaram ao município. Enquanto isso, o prefeito que também é professor, aposta na educação pra vencer a pandemia.


Joaquim Neto / prefeito de Patos do Piauí

Patos do Piauí está vivendo uma realidade bem diferente das demais cidades brasileiras. A quase um mês, nenhum caso de COVID, fui notificado. Os moradores estão mostrando na prática o que especialistas da saúde vem alertando desde o início da pandemia: a prevenção é a melhor maneira de evitar contaminações e vencer essa guerra contra o novo coronavírus. Desde do início da pandemia até agora, foram notificados no total: 202 casos de infecção e 4 mortes. Números bem menores em relação a praticamente todos os municípios do país, incluindo aqueles com número menor de habitantes!

Patos do Piauí

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas