Thiago Trindade

Insegurança alimentar: Brasil volta ao mapa da fome

Após sair da classificação em 2015, dados divulgados pela ONU revelam que o país está de volta ao levantamento com números alarmantes.

09 de julho de 2022 às 15:42
2 min de leitura

Desemprego, incerteza e fome. Essas palavras condizem com a atual situação do cidadão Brasileiro.

Desde 2015, o Brasil estava fora do mapa da fome, mas de acordo com dados recém divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU), o país voltou a fazer parte da classificação. Conforme o levantamento entre 2019 e 2021, aproximadamente 61milhões de brasileiros enfrentaram a insegurança alimentar.

O que é a insegurança alimentar

O conceito de insegurança alimentar consiste na falta de acesso temporário ou permanente a alimentos em quantidade e qualidade suficiente para suprir necessidades dietéticas. Ainda assim, existem duas classificações para o termo, são estas:

  • Insegurança moderada: quando há restrição no acesso aos alimentos, isto é, a quantidade de alimentos é reduzida.
  • Insegurança grave: quando há escassez de alimentos para todos os indivíduos de uma família, podendo chegar a condição de fome.

Políticas públicas

A situação é preocupante. Os números alertam para uma crise alimentar que pode se estender caso não medidas realmente efetivas não sejam tomadas em breve.

Em 2021, cenas de pessoas procurando ossos e restos de alimentos no lixo se tornaram comuns. É desumano ignorar o contexto atual. Infelizmente, um dos direitosbásicos e essenciais para a manutenção da vida está sendo deixado de lado pelo governo.

As consequências da fome vão desde o desenvolvimento tardio de crianças até a redução da mão de obra no mercado de trabalho.O problema é muito maior do que podemos imaginar...

E a ONU?

A organização tem como objetivo erradicar a fome no mundo até 2030, porém ao analisar levantamentos, observar as consequências da pandemia de COVID-19 combinada a precarização de países subdesenvolvidos, essa meta parece cada vez mais inalcançável.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas