Gustavo Almeida

TRE-PI nega pedido de Thanandra Sarapatinhas para se desfiliar do Patriota

Corte Eleitoral entendeu que vereadora de Teresina não conseguiu comprovar perseguição que alegava sofrer no partido.

20 de julho de 2022 às 23:56
3 min de leitura

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) negou, por unanimidade, um pedido da vereadora de Teresina Thanandra Sarapatinhas para se desfiliar do Patriota. A decisão foi publicada no Diário Oficial da Justiça Eleitoral do Piauí nesta quarta-feira (20).


Vereadora Thanandra (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

Thanandra Sarapatinhas ingressou com ação judicial alegando sofrer grave discriminação e perseguição por parte de alguns membros e dirigentes da legenda. Mas, no entendimento do TRE-PI, que acompanhou parecer do procurador regional eleitoral, Thanandra não comprovou os fatos alegados para conseguir o direito de sair do partido por justa causa, o que não traria nenhum risco de perda de mandato eletivo.

Em seu voto, o juiz Lucas Rosendo Máximo, relator do caso, explicou que Thanandra levou aos autos postagens de rede social com texto de seguidor identificado apenas como @carlosjunior_cp. A tal postagem menciona que a vereadora estaria "descolada ideologicamente de seu partido" e, no primeiro dia de mandato, contrariamente à posição do Patriota, apoiou candidato de outro partido à Presidência da Câmara de Teresina, mostrando "que será mais uma entre tantas no jogo da política carreirista".

O juiz destacou que a identidade do autor dessas mensagens não foi revelada nos autos, nem é possível, por óbvio, verificar a ligação que ele supostamente teria com o Patriota. Segundo a certidão de composição dos quadros do partido, nenhum Carlos ou Carlos Júnior (nomes utilizados em @carlosjunior_cp) integraria a agremiação ou a respectiva direção estadual. “Assim, não é possível atribuir aos membros do órgão diretivo do Patriota os ataques que, na compreensão da parlamentar, implicam discriminação e perseguição intrapartidárias”, diz um trecho da sentença.

O relator ainda apontou que Thanandra levou aos autos publicações jornalísticas de portais locais sobre seu desejo de sair do partido por conta da alegada perseguição. No entanto, avaliou que tais documentos disponibilizados nos autos consistem em matérias divulgadas na internet que apenas veiculam manifestações da própria Thanandra, sem constituir em provas que justificassem a saída dela do partido por justa causa.

Os demais magistrados presentes na sessão de julgamento no TRE-PI seguiram o voto do juiz relator, o que tornou a decisão em desfavor de Thanandra unânime.

O QUE DIZ THANANDRA
A assessoria da vereadora Thanandra Sarapatinhas informou que ela não vai comentar a decisão.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas