Teresina: metade dos vereadores da nova legislatura tem entre 20 e 40 anos
Apenas dois parlamentares eleitos têm mais de 60 anos, contudo, decano será um suplente convocado que tem 72 anos.
Dos 29 vereadores eleitos em Teresina nas eleições municipais de 2024, metade está na faixa etária entre 20 e 40 anos. São 15 parlamentares dentro dessa faixa. O vereador mais novo é Samuel Alencar (União Brasil), filho do vice-prefeito eleito Jeová Alencar. Eleito ainda aos 21 anos, Samuel vai tomar posse em 1º de janeiro já com 22.
Estão nessa faixa de 20 a 40 anos os vereadores: Samuel Alencar (21), Fernanda Gomes (26), Juca Alves (28), Daniel Carvalho (29), Roncallin (30), Eduardo Draga Alana (32), Ismael Silva (34), Fernando Lima (35), Tatiana Medeiros (35), Petrus Evelyn (37), Venâncio (38), Zé Neto (39), Enzo Samuel (39), Deolindo Moura (40) e Bruno Vilarinho (40). Na data da posse, o vereador reeleito Bruno Vilarinho (PRD) já terá 41 anos.
Outros 12 vereadores eleitos têm atualmente idade entre 41 e 60 anos. São eles: Elzuila Calisto (41), Carpejanne Gomes (43), Luís André (44), Zé Filho (44), Aluísio Sampaio (44), Ana Fidelis (46), João Pereira (47), Delegado James Guerra (48), Gustavo de Carvalho (49), Dudu (55), Joaquim do Arroz (56) e Lucy Soares (57).
Apenas dois vereadores têm idade acima de 60 anos. São eles: Carlos Ribeiro (61), que assumirá o mandato pela primeira vez, e Valdemir Virgino (61), que vai para o quinto mandato consecutivo na Câmara Municipal.
Com mudanças, surge o decano
Devido à convocação de vereadores titulares para assumirem secretarias na administração de Silvio Mendes (União Brasil) na prefeitura de Teresina, dois suplentes serão convocados a tomar posse na Câmara Municipal já no começo de janeiro. São eles os jornalistas Samantha Cavalca e Pedro Alcântara, ambos do Progressistas.
Samantha tem 43 anos e Pedro Alcântara 72 anos. Dessa forma, considerando os suplentes convocados, o decano da Câmara de Teresina será Pedro Alcântara.
OUTROS ASSUNTOS
| Briga em praça pública
O prefeito eleito de Tamboril do Piauí, Dr. Glauert (Podemos) foi protagonista de uma briga generalizada na cidade de São João do Piauí na noite do sábado (16). A confusão começou a partir de uma colisão no trânsito. O gestor eleito, na companhia do pai, foi tirar satisfação e tentou agredir os ocupantes do outro veículo envolvido, conforme vídeos que circulam na internet. Algum tempo depois, amigos dos ocupantes do carro envolvido na colisão foram até uma praça onde o prefeito estava e uma nova briga tomou conta do ambiente, inclusive com cadeiras sendo arremessadas.
Prefeito se manifesta
Diante da repercussão, o prefeito eleito Dr. Glauert gravou um vídeo se posicionando sobre o episódio. O político acusa o motorista do outro carro de colidir propositalmente contra seu veículo e por isso ele e o pai desceram para tirar satisfação e a briga começou. Sobre a continuação da pancadaria na praça pública, Glauert afirmou que estava jantando e precisou se defender quando chegaram para agredi-lo. No vídeo, ele diz que não compactua com nenhuma violência, mas se defende quando necessário.
| Medidas do coronel
O coronel Wagner Torres, futuro secretário de segurança pública de Teresina, anunciou que serão instaladas mil câmeras de videomonitoramento na capital e criadas equipes de motopatrulhamento da Guarda Municipal. As câmeras serão voltadas para leitura veicular e reconhecimento facial. Já o motopatrulhamento será composto por 33 equipes com três agentes cada, posicionadas em locais estratégicos da cidade. Segundo Wagner Torres, quem tiver mandado de prisão em aberto e for flagrado pelas câmeras de reconhecimento fácil será preso pelas equipes da patrulha mais próxima. O sistema também terá o objetivo de inibir o roubo e furto de veículo nas ruas da capital.
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .