Gustavo Almeida

PSD vai enfrentar palanque do PT em quatro das seis maiores cidades do Piauí

Partido liderado pelos deputados Júlio César e Georgiano Neto quer ser o campeão em quantidade de prefeitos no estado.

10 de abril de 2024 às 11:00
4 min de leitura

O PSD se reforçou para as eleições municipais deste ano. Para isso, a sigla liderada no Piauí pelos deputados Júlio César Lima e Georgiano Neto ignorou o fato de ter o PT como adversário em dezenas de cidades. Para se ter uma ideia, dos seis municípios mais populosos do estado, o PSD estará em palanque oposto ao do PT em quatro.

Em três deles, o confronto entre os dois partidos da base do governador Rafael Fonteles será direto.

Sede do PSD no Piauí (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

Em Parnaíba, segunda maior cidade do Piauí, o PSD filiou o ex-prefeito Zé Hamilton Castelo Branco, que vai disputar a prefeitura pelo partido. Lá, o pré-candidato lançado pelo governador Rafael Fonteles e amplamente apoiado pelo PT é o deputado estadual Dr. Hélio (MDB).

Em Piripiri, quarta cidade mais populosa do estado, o confronto entre PSD e PT será direto. Enquanto a atual prefeita Jôve Oliveira (PT) vai tentar a reeleição, o PSD decidiu apostar na pré-candidatura do ex-prefeito Luiz Menezes, que se filiou recentemente à sigla para enfrentar Jôve em mais uma eleição.

Em Floriano, quinta maior cidade, o confronto também será direto. Na semana passada, o PSD filiou o atual prefeito Antônio Reis, que era do Progressistas. Ele vai disputar a reeleição. Reis terá como principal adversário o suplente de deputado estadual no exercício do mandato Marcus Vinicius Kalume (PT).

Em Barras, sexta maior cidade do Piauí, localizada no Norte do estado, também haverá confronto direto entre PT e PSD. Lá, o atual prefeito Edilson Capote (PSD) é pré-candidato a reeleição e terá como adversário o petista Robert Brown Carcará.

A situação se repete em outras cidades importantes como Oeiras e União.

OUTROS ASSUNTOS

| O segredo da vitória

Pedro Alcântara (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

O jornalista e pré-candidato a vereador de Teresina Pedro Alcântara afirmou que, para ser candidato e querer vencer uma eleição, é preciso ter o apoio de 95% da família, 80% dos vizinhos e pelo menos 50% dos amigos. Segundo ele, os 95% da família já estão garantidos e os demais fatores estão sendo encaminhados. Pedro se filiou ao Progressistas e vai tentar voltar à Câmara Municipal de Teresina, onde já exerceu mandato parlamentar de 1989 a 1992.

| Questão de coerência

Pré-candidato Roncalli Filho (Foto: Júnior Santos/Lupa1)

O pré-candidato a vereador Roncalli Filho, o Roncallin (PRD), afirmou em entrevista à TV Lupa1 que decidiu ficar no grupo do prefeito Dr. Pessoa por uma questão de coerência. Ele foi um dos poucos que não abandonaram o gestor neste último ano de administração. "Acredito que tenho que ser coerente. Passei três anos dentro da gestão, o prefeito me deu oportunidade na Saad Centro. Dos 30 secretários, só ficaram três desde o início nas suas respectivas pastas. A gente tem que ser coerente. O motivo principal é gratidão e eu sou grato ao prefeito", falou.

| Curiosamente os dois

Desembargadores indicados por Lula (Reprodução)

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) julgou improcedente o pedido de cassação do senador Sergio Moro (União Brasil) movido pelo PT e pelo PL. O placar do julgamento ficou em 5x2 a favor de Moro, que foi eleito em 2022 com mais de 2 milhões de votos dos paranaenses. Curiosamente, os dois desembargadores que votaram para cassar o senador e ex-juiz da Lava Jato foram recentemente indicados pelo presidente Lula (PT). São eles José Rodrigo Sade, nomeado em fevereiro deste ano, e Julio Jacob Júnior, nomeado em abril de 2023.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas