Gustavo Almeida

Projeto de lei incentiva pesquisas com a Cannabis no Piauí

Parlamentar defende regulamentação de pesquisas com a planta da maconha no estado.

22 de setembro de 2021 às 13:11
1 min de leitura

O deputado estadual Ziza Carvalho (PT) apresentou nesta terça-feira (21) na Assembleia Legislativa do Piauí projeto de lei que incentiva a realização de pesquisas científicas com a Cannabis sativa para fins medicinais. A planta é mesma de onde se produz a maconha, fator que costuma causar polêmica toda vez que seu uso medicinal é debatido.

Ziza Carvalho argumentou, no plenário da Assembleia, que a proposta deve gerar benefícios para as pessoas que são acometidas por doenças que podem ser tratadas com substâncias extraídas da planta. Ele explicou que a Cannabis sativa é amplamente utilizada para tratamento medicinal nos Estados Unidos.

Ziza Carvalho Gustavo Almeida/Lupa1

“Hoje há uma grande dificuldade para os pacientes que precisam utilizar esse item porque eles precisam importá-lo. Nos Estados Unidos, o uso da Cannabis é autorizado em 47 estados. Recentemente, São Paulo, Goiás e Distrito Federal regulamentaram a pesquisa científica com a utilização da Cannabis sativa. Então, apresento esse projeto aos colegas e peço que debatam com racionalidade”, afirmou Ziza.

O projeto segue agora para discussão nas comissões técnicas da Assembleia. O último estado do Brasil a regulamentar pesquisas com a Cannabis foi o Distrito Federal. Em abril deste ano, o governo do DF sancionou lei semelhante a esta proposta por Ziza no Piauí.


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas