PP teve maior taxa de sucesso sobre o total de candidatos lançados no Piauí
O PSD ficou na segunda colocação, elegendo 60% dos seus candidatos a prefeito; PT teve o pior desempenho.
O Progressistas foi o partido que alcançou a maior taxa de sucesso em relação ao número de candidaturas a prefeito lançadas por cada sigla no Piauí. A legenda presidida pelo senador Ciro Nogueira elegeu 64,1% dos seus candidatos a prefeito no estado. Ao todo, o Progressistas teve 53 postulantes a prefeito e elegeu 34.
Sede do Progressistas no Piauí (Foto: Reprodução)
A segunda melhor taxa de sucesso foi do PSD. A sigla presidida pelo deputado federal Júlio César lançou 108 candidaturas a prefeito no estado. Desse total, 65 foram vitoriosas, o que corresponde a 60,1%.
Quem aparece na terceira colocação é o PDT. Mesmo não estando no grupo dos grandes partidos, a sigla alcançou 53,8% de taxa de sucesso ao eleger 7 dos 13 candidatos a prefeito que lançou.
O MDB ficou em quarto. A legenda comandada pelo senador Marcelo Castro lançou 111 candidatos a prefeito no Piauí e elegeu 57. O número de emedebistas eleitos equivale a 51,3% das candidaturas do partido.
Dos grandes partidos, o PT, partido do governador Rafael Fonteles, foi o que teve pior percentual de eleitos em relação ao total de candidatos que lançou no Piauí: apenas 35,9%. Foram 139 candidatos a prefeito do PT, sendo que 50 deles se elegeram.
Números do País todo
PSD e PP elegeram 50% dos seus candidatos a prefeito; PT só elegeu 17%
Em todo o Brasil, PSD e Progressistas foram os partidos que alcançaram maior taxa de sucesso nas eleições municipais de 2024 no Brasil. As duas legendas conseguiram eleger metade dos candidatos a prefeito que lançaram no pleito deste ano. Enquanto isso, o PT só obteve sucesso em 17,8% das candidaturas que lançou para prefeito.
O PSD, partido presidido pelo ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, teve candidaturas a prefeito em 1.751 municípios do País. Destes, 891 foram eleitos, o que corresponde a 50,9% das candidaturas lançadas ao Executivo.
Desempenho praticamente igual ao do PSD foi obtido pelo Progressistas. A legenda lançou 1.551 nomes para prefeito no País e elegeu 752, alcançando taxa de sucesso de 50,1%.
Os dois partidos são seguidos do União Brasil e do MDB, que elegeram 45,7% e 44,9% dos candidatos lançados ao Executivo, respectivamente.
Dos grandes partidos, a pior taxa de sucesso em relação ao número de candidaturas lançadas foi a do PT, partido do presidente Lula. A sigla petista lançou 1.412 candidatos a prefeito no País e só elegeu 252, o que corresponde a apenas 17,8% do total.
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .