Coluna Letras da Política

Novo compara eleição dos EUA com a de Teresina: "Institutos de lá também erraram"

Exatamente um mês depois da derrota na capital do Piauí, deputado petista vê semelhanças nos dois pleitos.

06 de novembro de 2024 às 09:50
3 min de leitura

O deputado estadual Fábio Novo (PT) comentou o resultado da eleição presidencial dos Estados Unidos, cujo candidato republicano Donald Trump derrotou a democrata Kamala Harris. Para Novo, existem pontos em comum na eleição americana e na disputa pela prefeitura de Teresina, de onde ele saiu derrotado no dia 6 de outubro.

Deputado Fábio Novo (Foto: Fernanda Duarte/Lupa1)

Em publicação nas redes sociais logo na madrugada desta quarta-feira (6), o petista piauiense disse que os institutos de pesquisas dos Estados Unidos também erraram.

"E o que tem em comum a eleição americana de hoje com a de Teresina? Os institutos de lá também erraram! Na véspera do pleito a grande maioria dava vitória de Kamala. Na urna deu Trump.", escreveu o petista.

Estava crescendo...

Novo mencionou ainda que Kamala estava em crescimento na última semana da eleição, assim como os institutos de pesquisa do Piauí também apontavam em relação a ele na eleição de Teresina, vencida já no 1º turno por Silvio Mendes (União Brasil).

"Outra coisa interessante: nas sondagens da última semana os institutos americanos colheram crescimento de Kamala. Na urna apareceu mais votos para Trump. O mesmo fenômeno daqui. Crescemos na última semana nas pesquisas, mas na urna deu Silvio.", comparou Fábio Novo.

Teve muitas diferenças e não dá pra comparar (análise colunista)

Números mostram que a comparação entre as duas eleições não se sustenta (Foto: Lupa1)

Embora Fábio Novo aponte que o cenário dos Estados Unidos era semelhante ao da eleição de Teresina, havia muitas diferenças. A disputa entre Trump e Kamala era acirrada e todos reconheciam esse cenário. Havia, conforme as pesquisas, chances de vitória para ambos os lados.

Na média dos agregadores de pesquisa americanos, a vantagem dada a Kamala era de apenas um ponto percentual.

Já a grande maioria dos institutos de pesquisas em Teresina apontava que Fábio Novo liderava com folga a corrida pela prefeitura da capital. Todos os levantamentos amplamente divulgados pelo esquema político do petista mostravam que ele venceria Silvio Mendes já no 1º turno, exatamente o contrário do que aconteceu.

O instituto Credibilidade chegou a colocar Novo 16 pontos na frente de Silvio faltando poucos dias para a eleição. De sete institutos de pesquisa que divulgaram levantamentos na semana da eleição, seis davam Novo como vitorioso em 1º turno. Ou seja, para esses institutos não havia sequer acirramento na disputa.

Logo, não há como comparar. A desmoralização dos institutos de pesquisa do Piauí nas eleições de 2024, pelo menos por enquanto, ainda não encontrou um outro cenário ao qual ela possa ser equiparada.

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas