Gustavo Almeida

Na contramão do Karnak, Florentino flerta com ‘rivais’ de Dr. Hélio em Parnaíba

Deputado federal do PT se reuniu com grupo de pré-candidatos que se opõem à candidatura de Hélio, nome da predileção do governador.

09 de janeiro de 2024 às 07:45
5 min de leitura

No dia 19 de dezembro de 2023 o governador Rafael Fonteles (PT) declarou que o candidato da base do governo do Estado em Parnaíba deverá ser o deputado estadual Dr. Hélio (MDB). No entanto, a posição de Rafael parece não ter intimidado aliados do governo que não simpatizam com a escolha de Hélio.

Um desses aliados é o deputado federal Florentino Neto (PT). Nesta segunda-feira (8), o petista se reuniu com um grupo que se opõe ao nome de Dr. Hélio. O esquema anti-Hélio é composto pelos pré-candidatos a prefeito Hilder Monção, Tererê, Zé Hamilton Castelo Branco (este não estava no encontro), pelos vereadores Ricardo Veras e André Neves e pelo ex-vice-prefeito Marcos Samarone.

Florentino com pré-candidatos (Reprodução/Instagram)

Ao Lupa1, o pré-candidato Hilder Monção (PSB), mais bem posicionado desse grupo nas pesquisas, disse, sem pedir segredo, que Florentino Neto está construindo alinhamento com eles para as eleições de outubro deste ano. À exceção de Zé Hamilton, todos os membros do bloco anti-Hélio também votaram em Rafael Fonteles em 2022.

Ouvindo os pré-candidatos

Nas redes sociais, Florentino postou foto do encontro e afirmou que está "ouvindo todos os pré-candidatos a prefeito de Parnaíba" para empreender esforços pela unidade e no final fazer a melhor escolha. Ele promete se reunir também com Dr. Hélio, José Hamilton e com o ex-governador Zé Filho.

A justificativa de Florentino para as visitas é no mínimo um recado de que a posição política dele na sucessão municipal em Parnaíba não está totalmente condicionada à escolha de Rafael Fonteles.

Se Rafael já tem um nome e Florentino, por conta própria, diz que vai ouvir todos os pré-candidatos antes de decidir, é sinal que ele quer, pelo menos, mandar um recado. Ainda que, em seu íntimo, possa não ter pretensão nem coragem de contrariar o governador.

OUTROS ASSUNTOS

| Edson desconfia

Vereador Edson Melo (Foto: Laura Cardoso/Lupa1)

O vereador Edson Melo, presidente municipal do PSDB, viu com certa desconfiança a entrevista do pré-candidato a prefeito Luciano Nunes ontem (8) na TV Cidade Verde. Luciano disse que "não tem nenhum empecilho" em conversar com o pré-candidato Fábio Novo (PT). "Vi a entrevista. Estranhei. Parece que não está convicto de sua candidatura. Eu espero que seja pra valer", comentou o vereador tucano, crítico ferrenho de qualquer possibilidade de aproximação do PSDB com o PT.

Mas, faz elogio

Edson Melo voltou a dizer que Luciano tem potencial para ser um excelente prefeito, mas não esconde que seu desejo é ver o colega de partido longe do palanque petista e alinhado com a oposição. "Luciano Nunes tem capacidade de ser um excelente prefeito de Teresina. É sério, honrado e tem experiência administrativa e legislativa", falou o vereador, que, mesmo sendo simpático à pré-candidatura de Sílvio Mendes (União Brasil), prega a necessidade de diálogo e máximo respeito para com o projeto de candidatura própria de Luciano.

| Tratamento isonômico

Rafael Fonteles (Foto: Andressa Martins/Lupa1)

Em entrevista à CNN ontem (8), logo após participar em Brasília da solenidade em alusão ao 8/1, o governador do Piauí Rafael Fonteles (PT) avaliou que estados e municípios estão tendo tratamento isonômico no governo Lula, sem nenhum tipo de discriminação causada por rixas político-partidárias.

"Sem dúvida o diálogo federativo voltou a acontecer de forma permanente. O presidente Lula e os ministros do seu governo têm dado demonstração de tratamento isonômico às 27 unidades da Federação e também aos 5.570 prefeitos e prefeitas municipais", disse Fonteles.

| Um ano da indicação

Rejane Dias (Foto: Eduardo Amorim/Lupa1)

Nesta terça-feira (9) completa um ano da indicação de Rejane Dias para o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). O governador Rafael Fonteles (PT) enviou para a Assembleia Legislativa a indicação da então deputada federal do PT na manhã do dia 9 de janeiro de 2023, quando o país inteiro só falava nos atos de vandalismo contra as sedes dos três poderes em Brasília, ocorridos no dia 8.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas