Júlio César diz que Arthur Lira não terá tanta influência na eleição da Câmara
Deputado piauiense defende nome de candidato alinhado com o Palácio do Planalto para presidir a casa legislativa depois de Lira.
O deputado federal Júlio César Lima (PSD) afirmou em entrevista à TV Lupa1 que o atual presidente da Câmara Arthur Lira (Progressistas) não vai ter tanta influência na eleição para a presidência da Casa. Embora Lira seja hoje o principal líder do Centrão e um dos mais influentes nomes do Congresso Nacional, Júlio César acredita que a influência dele não será tão relevante no processo sucessório.
"Eu acho que o presidente Arthur Lira não vai ter tanta influência no encaminhamento desta votação, desta eleição. Eu quero crer que essa articulação é dos partidos, e aquele que tiver o melhor relacionamento, que transmitir mais segurança, até da oposição, mas acima de tudo para o governo, vai ter chance de ganhar, quem sabe no primeiro turno. E se for para o segundo, [ganhará] no segundo turno", falou Júlio César.
O parlamentar piauiense defende o nome do deputado baiano Antônio Brito, líder do PSD na Câmara. O nome de Brito é visto com simpatia pelo Palácio do Planalto. Por outro lado, o pré-candidato defendido por Arthur Lira é o também baiano Elmar Nascimento (União Brasil). Até o momento, Elmar é visto como favorito na sucessão de Lira.
Apesar do favoritismo de Elmar, Júlio confia na força do Planalto. Defensor do Governo Lula, assim como foi de todos os governos anteriores, o deputado avalia que Antônio Brito é a melhor opção para ajudar a gestão de Lula.
"O Antônio Brito é o homem mais articulado, é o mais diplomata de todos os pré-candidatos. E ele tem uma simpatia muito grande do governo, da base do governo. Tem uma sinalização de que o Antônio Brito é o melhor para o próprio governo. Ele ofereceu um jantar com mais de 300 lideranças e ele anda muito satisfeito. Estou achando que ele aumentou a possibilidade de, se não vencer no primeiro turno, ir para o segundo e vencer para ser o próximo presidente da Câmara dos Deputados.", avaliou Júlio César.
OUTROS ASSUNTOS
| Discurso sintomático
O pré-candidato a prefeito de Campo Maior, Paulo Martins (PT), comentou em entrevista à TV Lupa1 o resultado das pesquisas de intenção de voto que mostram ele atrás do atual prefeito Joãozinho Félix (Progressistas). Uma das razões apontadas pelo petista para estar em desvantagem foi o fato de ter anunciado que seria candidato já muito tarde. Diferente de outros políticos que contestam a veracidade das pesquisas quando estão atrás, Martins não vai por esse lado. Na prática, ele reconhece que Joãozinho Félix está na frente.
| Todos foram a favor
Os 10 deputados federais do Piauí votaram a favor do texto-base do projeto de lei que regulamenta a reforma tributária e trata da implementação de novos impostos, que vão substituir os atuais tributos federais. A votação aconteceu na noite desta quarta-feira (10). O projeto foi aprovado com 336 votos favoráveis e 142 contrários. Houve, ainda, duas abstenções. Agora, a proposta seguirá para apreciação do Senado Federal.
| Entregue a Dr. Pessoa
Dirigentes do Avante entregaram ao prefeito de Teresina Dr. Pessoa (PRD) uma lista com três nomes do partido para o gestor escolher como candidato a vice-prefeito. A lista tríplice é composta pelos nomes do ex-vereador Ricardo Bandeira, Orlando Matias e a advogada Dalva Fernandes. O favorito para ser escolhido é Ricardo Bandeira. A coluna apurou que o próprio Dr. Pessoa convidou Bandeira para ser seu vice no último fim de semana. A espera por uma lista vinda do partido será apenas uma forma dele escolher o preferido sem passara ideia de que atropelou o processo perante os demais nomes do Avante que também tinham interesse na vaga.
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .