Coluna Letras da Política

Gustavo Almeida

Gravação de Lula pedindo votos para Isaías Neto irrita senador Marcelo Castro

Senador quer saber quem ignorou neutralidade do governador na eleição de São Raimundo e foi até Lula pedir vídeo do presidente a favor de Isaías Neto.

11 de setembro de 2024 às 11:09
7 min de leitura

Aliados do candidato a prefeito de São Raimundo Nonato, Isaías Neto (PT), repercutem à exaustão desde a tarde da terça-feira (10) um vídeo em que o presidente Lula pede votos para o petista. O vídeo começa com um trecho padrão gravado por Lula para candidatos apoiados por ele em todo País, porém, no final, surge uma parte em que o presidente se dirige à cidade piauiense: "Em São Raimundo Nonato, vote Isaías Neto".

Lula pede votos para candidato Isaías Neto

A gravação pegou adversários de Isaías Neto de surpresa. Conforme apurado pela coluna nesta quarta-feira (11), o senador Marcelo Castro (MDB), principal apoiador do candidato de oposição Rogério Castro (MDB), ficou incomodado com a gravação, afinal, Castro é aliado de Lula e seu grupo também apoiou o presidente em 2022.

Rafael está neutro

Pelo fato dos dois grupos em São Raimundo Nonato serem aliados de primeira hora do governo do PT no Piauí, o governador Rafael Fonteles decidiu não participar de nenhuma das campanhas na cidade, mesmo um dos candidatos sendo do seu próprio partido. Faltando menos de um mês para a eleição, o gestor estadual não pisou em São Raimundo e nunca deu nenhuma declaração a favor ou contra algum dos candidatos que concorrem à prefeitura da cidade.

Surpresa e irritação

Grupo de Marcelo também votou em Lula (Instagram)

Agora, o senador Marcelo Castro e seus aliados querem saber quem foi o político do Piauí que pediu a Lula para gravar a favor de Isaías Neto. Uma fonte ligada ao senador e ouvida pela coluna acredita que a pessoa responsável por pedir a gravação enganou o presidente, omitindo a realidade política local, ou seja, que ambos os lados são aliados do governador Rafael Fonteles e que o gestor estadual adota neutralidade na campanha de São Raimundo.

Quem é amigo?

Poucas horas após o candidato Isaías Neto e seus aliados postarem o vídeo de Lula pedindo votos, o adversário Rogério Castro postou trecho de um discurso de Lula em que o presidente cita o senador Marcelo Castro. O discurso é do dia 31 de agosto de 2023, quando Lula lançou em Teresina o programa Brasil Sem Fome. "Nós recebemos o Brasil no dia 1º de janeiro e nem orçamento tinha. Se não fosse o Marcelo Castro ajudar, a gente não tinha dinheiro para ter começado esse ano, não tinha dinheiro para o Bolsa Família", diz o trecho postado.

Na legenda da publicação, o candidato do MDB tentou minimizar o pedido de votos de Lula para Isaías Neto. "O Brasil sabe, o Piauí sabe, São Raimundo Nonato sabe quem é o sanraimundense que é verdadeiramente amigo do Lula: senador Marcelo Castro. Quem está com o Lula também está com o 15", escreveu Rogério, que, além de aliado, é primo do senador.

Rogério resgatou trecho de vídeo de Lula em 2023

Quem pediu?

Apesar de avaliarem que o pedido de votos de Lula para Isaías Neto não vai impactar no andamento da eleição, o senador Marcelo Castro e seus aliados querem saber: quem foi o político do Piauí que atropelou a neutralidade do governador Rafael Fonteles e foi até presidente Lula pedir a gravação.

Não faltam suspeitos.

OUTROS ASSUNTOS

| Juventude de direita

Candidato Lytson Breno (Reprodução/Instagram)

O jovem Lytson Breno, candidato a vereador de Teresina pelo Progressistas, aposta no discurso duro contra o PT e o sistema político tradicional para tentar chegar à Câmara Municipal. Popular nas redes sociais devido a vídeos em que aparece fazendo fiscalizações do poder público, Lytson defende pautas de direita e se define no Instagram como "anti-petista". No último domingo (8), ele esteve em São Paulo, onde participou da manifestação contra o ministro Alexandre de Moraes na Av. Paulista com a presença do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL).

| Sem grana do fundão

Henrique Rebello (Reprodução/TV Lupa1)

O ex-deputado estadual Henrique Rebello, que concorre a uma vaga de vereador pelo PSD em Teresina, divulgou vídeo em que anuncia que não usará dinheiro do famigerado fundão eleitoral em sua campanha. De acordo com ele, não é justo que recursos públicos sejam utilizados para patrocinar campanhas políticas enquanto falta para a saúde, o saneamento e a assistência social. "Eu não vou utilizar esses recursos. O apoio que eu tenho é daquele Pai celestial e dos amigos que acreditam em meu trabalho", informou Henrique Rebello.

| Para dar explicações

Deputado Júlio Arcoverde (Divulgação/Ascom)

A Comissão Mista de Orçamento, presidida pelo deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas), aprovou na tarde da terça-feira (10) cinco medidas provisórias e dois requerimentos de audiências públicas. Entre os requerimentos, destaca-se o convite à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, para prestar esclarecimentos sobre as ações que o Governo Federal está tomando (ou deixando de tomar) diante do grave quadro de incêndios que afeta várias regiões do Brasil. A atuação de Marina - e do Governo - tem sido questionada.

| Bebeto otimista

Bebeto Neto e Tiago Vasconcelos (Divulgação/Ascom)

O candidato a vereador Bebeto Neto (PDT) está bastante otimista com a campanha para a Câmara Municipal de Teresina. No começo da semana, ele realizou uma reunião no comitê eleitoral para alinhar os últimos passos da campanha nessa reta final. Bebeto é o principal nome apoiado pelo deputado estadual licenciado Tiago Vasconcelos (MDB) em Teresina. Algumas pesquisas de intenção de voto divulgadas recentemente mostraram o advogado em 2º lugar entre os candidatos do PDT, o que mostra a robustez da campanha de Bebeto.

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas