Gravação de Lula pedindo votos para Isaías Neto irrita senador Marcelo Castro
Senador quer saber quem ignorou neutralidade do governador na eleição de São Raimundo e foi até Lula pedir vídeo do presidente a favor de Isaías Neto.
Aliados do candidato a prefeito de São Raimundo Nonato, Isaías Neto (PT), repercutem à exaustão desde a tarde da terça-feira (10) um vídeo em que o presidente Lula pede votos para o petista. O vídeo começa com um trecho padrão gravado por Lula para candidatos apoiados por ele em todo País, porém, no final, surge uma parte em que o presidente se dirige à cidade piauiense: "Em São Raimundo Nonato, vote Isaías Neto".
Lula pede votos para candidato Isaías Neto
A gravação pegou adversários de Isaías Neto de surpresa. Conforme apurado pela coluna nesta quarta-feira (11), o senador Marcelo Castro (MDB), principal apoiador do candidato de oposição Rogério Castro (MDB), ficou incomodado com a gravação, afinal, Castro é aliado de Lula e seu grupo também apoiou o presidente em 2022.
Rafael está neutro
Pelo fato dos dois grupos em São Raimundo Nonato serem aliados de primeira hora do governo do PT no Piauí, o governador Rafael Fonteles decidiu não participar de nenhuma das campanhas na cidade, mesmo um dos candidatos sendo do seu próprio partido. Faltando menos de um mês para a eleição, o gestor estadual não pisou em São Raimundo e nunca deu nenhuma declaração a favor ou contra algum dos candidatos que concorrem à prefeitura da cidade.
Surpresa e irritação
Grupo de Marcelo também votou em Lula (Instagram)
Agora, o senador Marcelo Castro e seus aliados querem saber quem foi o político do Piauí que pediu a Lula para gravar a favor de Isaías Neto. Uma fonte ligada ao senador e ouvida pela coluna acredita que a pessoa responsável por pedir a gravação enganou o presidente, omitindo a realidade política local, ou seja, que ambos os lados são aliados do governador Rafael Fonteles e que o gestor estadual adota neutralidade na campanha de São Raimundo.
Quem é amigo?
Poucas horas após o candidato Isaías Neto e seus aliados postarem o vídeo de Lula pedindo votos, o adversário Rogério Castro postou trecho de um discurso de Lula em que o presidente cita o senador Marcelo Castro. O discurso é do dia 31 de agosto de 2023, quando Lula lançou em Teresina o programa Brasil Sem Fome. "Nós recebemos o Brasil no dia 1º de janeiro e nem orçamento tinha. Se não fosse o Marcelo Castro ajudar, a gente não tinha dinheiro para ter começado esse ano, não tinha dinheiro para o Bolsa Família", diz o trecho postado.
Na legenda da publicação, o candidato do MDB tentou minimizar o pedido de votos de Lula para Isaías Neto. "O Brasil sabe, o Piauí sabe, São Raimundo Nonato sabe quem é o sanraimundense que é verdadeiramente amigo do Lula: senador Marcelo Castro. Quem está com o Lula também está com o 15", escreveu Rogério, que, além de aliado, é primo do senador.
Rogério resgatou trecho de vídeo de Lula em 2023
Quem pediu?
Apesar de avaliarem que o pedido de votos de Lula para Isaías Neto não vai impactar no andamento da eleição, o senador Marcelo Castro e seus aliados querem saber: quem foi o político do Piauí que atropelou a neutralidade do governador Rafael Fonteles e foi até presidente Lula pedir a gravação.
Não faltam suspeitos.
OUTROS ASSUNTOS
| Juventude de direita
Candidato Lytson Breno (Reprodução/Instagram)
O jovem Lytson Breno, candidato a vereador de Teresina pelo Progressistas, aposta no discurso duro contra o PT e o sistema político tradicional para tentar chegar à Câmara Municipal. Popular nas redes sociais devido a vídeos em que aparece fazendo fiscalizações do poder público, Lytson defende pautas de direita e se define no Instagram como "anti-petista". No último domingo (8), ele esteve em São Paulo, onde participou da manifestação contra o ministro Alexandre de Moraes na Av. Paulista com a presença do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL).
| Sem grana do fundão
Henrique Rebello (Reprodução/TV Lupa1)
O ex-deputado estadual Henrique Rebello, que concorre a uma vaga de vereador pelo PSD em Teresina, divulgou vídeo em que anuncia que não usará dinheiro do famigerado fundão eleitoral em sua campanha. De acordo com ele, não é justo que recursos públicos sejam utilizados para patrocinar campanhas políticas enquanto falta para a saúde, o saneamento e a assistência social. "Eu não vou utilizar esses recursos. O apoio que eu tenho é daquele Pai celestial e dos amigos que acreditam em meu trabalho", informou Henrique Rebello.
| Para dar explicações
Deputado Júlio Arcoverde (Divulgação/Ascom)
A Comissão Mista de Orçamento, presidida pelo deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas), aprovou na tarde da terça-feira (10) cinco medidas provisórias e dois requerimentos de audiências públicas. Entre os requerimentos, destaca-se o convite à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, para prestar esclarecimentos sobre as ações que o Governo Federal está tomando (ou deixando de tomar) diante do grave quadro de incêndios que afeta várias regiões do Brasil. A atuação de Marina - e do Governo - tem sido questionada.
| Bebeto otimista
Bebeto Neto e Tiago Vasconcelos (Divulgação/Ascom)
O candidato a vereador Bebeto Neto (PDT) está bastante otimista com a campanha para a Câmara Municipal de Teresina. No começo da semana, ele realizou uma reunião no comitê eleitoral para alinhar os últimos passos da campanha nessa reta final. Bebeto é o principal nome apoiado pelo deputado estadual licenciado Tiago Vasconcelos (MDB) em Teresina. Algumas pesquisas de intenção de voto divulgadas recentemente mostraram o advogado em 2º lugar entre os candidatos do PDT, o que mostra a robustez da campanha de Bebeto.
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .