Coluna Letras da Política

Gustavo Almeida

Genro de Lula tem candidatura barrada pela Justiça no interior do Nordeste

Político petista alegou que é apenas namorado da filha de Lula, mas argumento não convenceu a Justiça Eleitoral.

24 de setembro de 2024 às 11:00
2 min de leitura

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) indeferiu na segunda-feira (23) o registro de candidatura do advogado Danilo Sampaio Segundo (PT) a prefeito do município de Barra dos Coqueiros, no interior do estado. Danilo vive em união estável com Lurian Lula da Silva, filha do presidente Lula.

É justamente o vínculo conjugal com a filha de Lula que o torna inelegível, já que a Constituição Federal prevê inelegibilidade de cônjuges e parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, de prefeito, governador ou presidente, a menos que o candidato em questão já ocupe cargo eletivo e queira disputar a reeleição.

A ação que levou ao indeferimento da candidatura foi movida pelo Ministério Público Eleitoral em Sergipe. Danilo pode recorrer.

Tentou um 'desdobro'

Lurian Lula mora em Sergipe, conforme ela mesma diz em propaganda para Danilo (Reprodução/Instagram)

Na sua defesa, o genro de Lula tentou emplacar o argumento de que é apenas namorado de Lurian Lula há cerca de dois anos, mas que não vive na mesma casa que ela. Alegou, ainda, que a filha do presidente sequer vota na cidade de Barra dos Coqueiros.

O município do interior de Sergipe tem cerca de 40 mil habitantes.

Foi pego na mentira

Ao defender a cassação do registro de Danilo, o MP Eleitoral informou que ele registrou nome na urna como "Danilo do Lula" e, somente algum tempo depois, solicitou alteração apenas para Danilo. Porém, nas redes sociais ele segue como Danilo do Lula.

Fracasso eleitoral

Danilo e Lurian durante ato de campanha na cidade de Barra dos Coqueiros (Reprodução/Instagram)

Apesar da ligação familiar com Lula e do apoio declarado do presidente, Danilo está em terceiro lugar na disputa pela prefeitura de Barra dos Coqueiros (só são três candidatos). Pesquisa eleitoral divulgada no dia 16 deste mês pela TV Atalaia, afiliada à RecordTV, mostra que o petista praticamente não tem chances na corrida.

Segundo os números, o candidato Airton Martins (PSD) lidera no cenário estimulado com 55,3%, seguido pelo atual prefeito Alberto Macedo (União) com 33,5%. Danilo do Lula tem apenas 4,7% das intenções de voto.

A pesquisa foi registrada no TRE-SE com o número 09617/2024.

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas