Gustavo Almeida

Enzo diz ter gratidão, mas fala que não fez compromisso com Jeová Alencar

Presidente da Câmara Municipal de Teresina é apoiador da pré-candidatura do petista Fábio Novo a prefeito da capital.

27 de fevereiro de 2024 às 07:55
6 min de leitura

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel (PDT), falou em entrevista ao Lupa1 sobre a relação política com o deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos). Enzo chegou à presidência da Câmara lançado por Jeová, que era presidente e o antecedeu no comando do legislativo municipal.

Vereador Enzo Samuel (Foto: Lupa1)

Questionado se não lhe causa algum constrangimento o fato de não apoiar a pré-candidatura de Jeová a prefeito de Teresina, o vereador do PDT afirmou que tem gratidão ao ex-colega de Câmara Municipal, mas garantiu que não fez nenhum acordo com ele para as eleições municipais deste ano.

"São conjunturas diferentes [o fato de ele ter me apoiado e eu não apoiá-lo agora]. O Jeová Alencar foi meu candidato a deputado estadual. Enquanto o Jeová foi presidente da Câmara eu também votei nele. Nossos compromissos não foram para a Prefeitura de Teresina. Torço para o Jeová, para que ele faça uma boa campanha, assim como todos que colocam seu nome numa pré-candidatura. Estou do lado do governador Rafael Fonteles e do pré-candidato Fábio Novo porque já tomei uma posição e eu sou homem de posição. Já escolhi meu lado e nessa eleição estarei no grupo do governador Rafael Fonteles.", disse Enzo.

Deputado Jeová Alencar (Foto: Laura Cardoso/Lupa1)

Construção de todos

Embora reconheça o papel de Jeová na sua escolha para o posto de presidente da Câmara com meses de antecedência ainda em 2022, Enzo Samuel argumenta que sua chegada ao cargo não se deveu apenas a Jeová.

"Eu sou muito grato ao presidente Jeová Alencar, hoje deputado estadual. É meu amigo pessoal, mas acredito que essa construção da escolha de presidente da Câmara foi de todos os vereadores, tanto é que foi quase uma unanimidade. Foram 28 vereadores [do total de 29]. Então eu sou grato aos 28 vereadores que votaram em mim e também a quem não votou, pois nossa gestão é voltada para todos", concluiu.

OUTROS ASSUNTOS

| Ex-prefeitos unidos

Inocêncio e Nenê, no centro da foto, anunciaram aliança em Dom Inocêncio (Foto: Gustavo Sousa)

No município de Dom Inocêncio, a 610 km de Teresina, o ex-prefeito Inocêncio Leal Parente, filho reconhecido pelo saudoso Padre Lira, se uniu ao grupo dos ex-prefeitos Luiz da Benta e Nenê, pai e filho, respectivamente. A união era improvável até pouco tempo. Embora tenham sido aliados nos primeiros anos após a emancipação do município, sendo Luiz da Benta lançado na política por Padre Lira, os dois líderes rivalizaram por muitos anos na política e também na seara pessoal desde meados do ano 2000.

Contra a prefeita

Lira, que fundou o município Dom Inocêncio, foi prefeito três vezes e é considerado um mito no semiárido piauiense através da Fundação Ruralista, morreu em 2015. Agora, seu filho Inocêncio, que também já foi prefeito, se une à família Benta após mais de 20 anos afastados. Com apoio de Inocêncio, que vai indicar o vice, o ex-prefeito Nenê (MDB) tentará derrotar o candidato lançado pela atual prefeita Virgínia (Progressistas), que já foi aliada dos dois grupos e nas últimas eleições teve apoio de Inocêncio.

| É proibido perguntar?

Jornalista foi vaiada ao fazer pergunta a Lula

A jornalista Lu Aiko Otta, do Valor Econômico, foi vaiada por apoiadores de Lula ao perguntar o presidente sobre qual avaliação ele fazia do ato promovido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro na Avenida Paulista, no domingo (25). Além de ser vaiada pelos militantes, a profissional de imprensa foi ignorada por Lula, que ficou calado e não deu nenhuma resposta, deixando-a no vácuo. A pergunta aconteceu durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (26) com os ministros Rui Costa e Esther Dweck, que estavam com Lula ao lado. O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, também fez pouco caso da jornalista e tocou a coletiva adiante.

| Leite do Amado

Amado lança marca de leite (Reprodução/Instagram)

O cantor Amado Batista anunciou na noite de ontem (26) nas redes sociais o lançamento do "Leite Amado Batista". Conforme publicação feita no perfil do artista, será "o leite mais gostoso do Brasil". O produto estará à venda em breve nos supermercados. "Atenção princesas e príncipes... Vem aí o Leite Amado Batista... o leite mais gostoso do Brasil, com sabor da fazenda. Imagina você no curral tirando o leite no peito da vaca e tomando. Esse é o sabor que você vai saborear. Leite Amado Batista brevemente em todos os supermercados do Brasil. O leite mais gostoso do Brasil", postou ele.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas