Candidato a prefeito no Piauí abre mão de usar redes sociais na campanha
Já a candidata a vice-prefeita, mesmo sendo figura pública detentora de mandato, opta por manter perfil privado no Instagram
Em pleno ano de 2024 e na era das redes sociais, tem candidato a prefeito no Piauí que prefere fazer campanha longe da internet. Tentando voltar a ser prefeito do município de Novo Oriente do Piauí, a 234 km de Teresina, o médico Marcos Vinícius Dias (Podemos) abriu mão de usar as redes sociais para divulgar sua candidatura.
Marcos até tem um perfil no Instagram, principal rede social do momento, mas praticamente não atualiza. Em relação à campanha, ele só fez uma única postagem, exatamente um mês atrás, no dia 16 de agosto, ocasião em que celebrou o registro da candidatura junto à Justiça Eleitoral.
"Candidatura registrada. Aprendi desde muito cedo a lutar incessantemente e nunca desistir, apesar das adversidades. Sigo em mais uma missão de vida e gratidão ao povo de Novo Oriente, que já me deu muitas vitórias e alegrias. Juntos podemos mudar Novo Oriente!!!", escreveu ele na ocasião.
Única postagem relacionada à campanha no Instagram de Marcos Vinícius (Reprodução/Instagram)
De lá pra cá, nenhuma publicação, nem relacionada à disputa municipal nem à vida privada do candidato. Faltando apenas 20 dias o pleito, o que se nota é que o uso das redes vai ficar de lado até o fim na campanha do ex-prefeito.
Candidata a vice: rede privada
Pelo visto, a aposta nas redes sociais não é desprezada apenas por Marcos Vinícius. A candidata a vice-prefeita Gilmara Ferreira (Podemos) mantém um perfil privado no Instagram. Por se tratar de figuras públicas, políticos normalmente deixam as redes sociais abertas ao público. Gilmara vai na contramão do habitual.
A vice de Marcos Vinícius é vereadora e atual presidente da Câmara de Novo Oriente.
Conta da candidata a vice no Instagram é privada
Adversário presente nas redes
Marcos Vinícius disputa a prefeitura de Novo Oriente com o prefeito Afonso Sobreira (Progressistas), que busca a reeleição. Sobreira mantém perfil atualizado nas redes sociais e, como era de se esperar, usa o Instagram como plataforma de campanha. A candidata a vice Professora Odeni (PT) também é ativa nas redes.
OUTROS ASSUNTOS
| Sem resposta
Carmelita Castro e Marcelo Castro (Arte/Lupa1)
Cinco dias depois dos duros ataques feitos pela prefeita de São Raimundo Nonato Carmelita Castro (PT) durante um ato de campanha, o senador Marcelo Castro (MDB) ainda não se manifestou publicamente. Ele foi chamado de "bandido", "traidor", "ladrão" e "senadorzinho". Até de ter "não sei quantos filhos fora do casamento" o senador foi acusado pela gestora municipal. O candidato a prefeito Rogério Castro (MDB) e a vice Rosa Amélia Ferreira também foram alvos da metralhadora verborrágica da prefeita Carmelita, que tenta eleger o sobrinho Isaías Neto (PT) como seu sucessor na prefeitura. Os ataques foram duros demais para Marcelo dar apenas o silêncio como resposta.
| Ciro multipartidário
Ciro em campanha no interior (Reprodução/Instagram)
A queda no número de prefeitos do Progressistas está longe de significar queda na base política do senador Ciro Nogueira (Progressistas). Ele segue muito alinhado com prefeitos dos mais diversos partidos. Ciro tem cumprido agenda de campanha ao lado de gestores do PSD e do MDB em vários municípios. Na agenda desta segunda-feira (16), por exemplo, o senador participa da campanha à reeleição do prefeito de Canto do Buriti, Felipe Alves (MDB); do prefeito de Itaueira, Osmundo Andrade (MDB); do candidato a prefeito de Pajeú pela situação, Dalvan Carvalho (MDB), e do candidato a prefeito de Pavussu pela situação Winincius Valério (PSD). São todos de partidos da base do Karnak, mas fiéis a Ciro Nogueira. O senador participa ainda de ato de campanha do candidato a prefeito de Ribeira do Piauí, Luiz Vieira (Progressistas).
| Deveria dar exemplo
Nesses tempos em que as fake news dominam as campanhas políticas, principalmente no submundo das redes sociais e dos aplicativos de mensagens, a dita imprensa profissional deveria ser exemplo de seriedade e contraponto às mentiras produzidas durante as eleições. Porém, infelizmente, alguns veículos e parte dos colegas jornalistas profissionais se comportam como verdadeiros militantes a serviço de grupos políticos. E o pior: alguns produzem conteúdos sabidamente falsos e notícias tendenciosas para beneficiar candidato A e/ou prejudicar candidato B. Depois, muitos não entendem porque a imprensa, cuja missão é tão nobre e valiosa na sociedade, anda tão desacreditada nos tempos atuais. Uma pena.
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