Coluna Letras da Política

Azul e vermelho juntos: Ciro Nogueira abraça e é abraçado por chapa PP/PT

Agenda do senador mostra também que parte significativa dos prefeitos de partidos da base do Karnak se mantém fiel a ele.

23 de setembro de 2024 às 10:55
5 min de leitura

O senador Ciro Nogueira intensificou a agenda pelo interior do Piauí nas últimas semanas. Desde o começo de setembro, ele tem percorrido vários municípios apoiando candidaturas a prefeito de diferentes partidos. O Progressistas, do qual é presidente nacional, é o principal deles. Porém, o senador também tem apoiado dezenas de candidaturas do PSD e do MDB, siglas cuja boa parte dos prefeitos mantêm fidelidade ao senador.

Peculiaridade

No último sábado (21), Ciro esteve na cidade de Novo Oriente do Piauí, a 230 km de Teresina. Lá, o senador reforçou a campanha eleitoral do prefeito e candidato à reeleição Afonso Sobreira (Progressistas). A chapa do atual gestor tem como candidata a vice-prefeita a professora Odeni de Jesus, do PT.

Na agenda política com Ciro, o prefeito Afonso Sobreira estava vestido numa camisa azul claro, cor do Progressistas. Já a professora Odeni estava de vermelho, cor do PT. Os dois, porém, abraçados e fiéis a Ciro Nogueira.

Ciro em Novo Oriente do Piauí (Divulgação/Ascom)

A petista Odeni é ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Piauí (Sinte-PI).

Seguem fiéis

As andanças de Ciro Nogueira pelo interior do Piauí têm evidenciado uma situação curiosa, embora não seja necessariamente uma novidade. Grande parte dos prefeitos de partidos da base do Governo se mantêm fiéis ao senador, que é líder da oposição.

Num intervalo de apenas 13 dias, o senador esteve em palanques de candidatos a prefeito de partidos da base do Karnak em cidades como Itaueira, Marcos Parente, Landri Sales, Antônio Almeida, Canto do Buriti, Pajeú do Piauí, Barra D'Alcântara, Pimenteiras, Francinópolis, Várzea Grande, São João da Varjota, Oeiras, Barro Duro e São Miguel da Baixa Grande.

Na maioria dessas cidades o atual prefeito disputa a reeleição. Em algumas outras o candidato apoiado por Ciro é indicado pelo atual prefeito, que tenta emplacar o sucessor.

OUTROS ASSUNTOS

| Apoiando a natureza...

Themístocles prefere o campo (Reprodução/Instagram)

O vice-governador Themístocles Filho (MDB) tem priorizado a tranquilidade do interior nas últimas semanas. Nas redes sociais, o cacique emedebista só tem postado vídeos mostrando pés de bacuri, de sapoti, de caju e comendo melancia na roça. Quem entrar nas redes dele, não vai ver praticamente nenhuma publicação sobre eleição nos últimos dias, salvo algumas poucas sobre a campanha da esposa em Esperantina e uma mensagem de parabéns pelo aniversário do amigo Zé Nito, vereador de Teresina. Faltando apenas 13 dias para a eleição e com a disputa na capital fervendo, o vice-governador prefere homenagear apenas a mãe natureza. "Começou a safra do sapoti, uma fruta de excelente qualidade. Deus faz tudo bem feito e a natureza nos oferece tantas riquezas. Vocês gostam de sapoti?", escreveu o vice-governador há alguns dias.

| Nível circense

Carmelita Castro e Marcelo Castro: a briga é feia

A disputa pela prefeitura de São Raimundo Nonato ganhou capítulos circenses nas últimas semanas. Algumas atitudes dos personagens envolvidos na eleição da cidade são mais para levar os sensatos às gargalhadas do que para serem levadas a sério. O Boletim de Ocorrência feito pela prefeita Carmelita Castro (PT) e uma nota de repúdio assinada por mulheres aliadas após o senador Marcelo Castro (MDB) falar em "vai ver o que é bom pra tosse" num comício foi, talvez, o ponto mais esdrúxulo desse espetáculo de circo que virou a disputa eleitoral em São Raimundo. Aliás, um circo bastante forçoso.

| Pagou? É top 5!

Vereador Edson Melo (Foto: Laura Cardoso/Lupa1)

O vereador Edson Melo (PSDB) denuncia o que, segundo ele, é uma novidade na eleição para vereador em Teresina. Conforme o tucano, a manipulação de pesquisas para cargos majoritários é trivial, mas agora existe a venda do "top 5" para o cargo de vereador. De acordo com o relato de Edson, que não disputa a reeleição, alguns institutos vendem a presença dos candidatos no "top 5", ou seja, a aparição do político na lista dos cinco mais citados na pesquisa. "Novidade! Já sabia que se comprava pesquisa para prefeito. Mas agora estão é oferecendo o top 5 para vereador", escreveu Edson Melo numa rede social.

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas