Gustavo Almeida

Apesar de foto postada por Lucy, Firmino Filho nunca foi filiado ao MDB

Ex-prefeito de Teresina foi simpatizante do partido nos tempos de estudante universitário em Pernambuco, conforme ele mesmo explicou em 2019; entenda.

05 de abril de 2024 às 09:18
7 min de leitura

Ao se filiar ao MDB na última quarta-feira (3), a ex-deputada estadual e ex-primeira-dama de Teresina Lucy Soares fez questão de publicar nas redes sociais uma foto em que o ex-prefeito Firmino Filho aparece vestido em uma camisa do PMDB, atual MDB. "Quando vi esta foto de Firmino tirada em 1993, ano em que iniciou sua vida política, senti no meu coração que estávamos tomando a decisão certa", escreveu.

Lucy tentou reproduzir foto de Firmino com o Palácio de Karnak ao fundo (Reprodução/Instagram)

É preciso fazer algumas ponderações sobre a foto: a primeira delas é que a foto não foi tirada em 1993. Naquele ano, Firmino já estava filiado ao PSDB e foi nomeado secretário de Finanças da Prefeitura de Teresina, estreando na vida pública. Ele se filiou ao partido em 1990, quando o professor Wall Ferraz disputou o Governo do Piauí. Naquela campanha, Firmino, ainda bem jovem e com pouco tempo de formado, trabalhou no setor de informática do comitê eleitoral de Wall. Já dominava um computador, o que era grande novidade na época.

Sobre a foto com a camisa do MDB, explico, pois, em outubro de 2019, quando trabalhava no portal Política Dinâmica, escrevi uma matéria e publiquei a foto, com informações passadas pelo próprio Firmino.

Firmino Filho com camisa do PMDB em 1984

A foto é de 1984, quando ele tinha 21 anos e ainda estudava Economia na Universidade Federal de Pernambuco. Nos tempos de universidade, o jovem Firmino participou ativamente, como simpatizante, da campanha de Marcos Freire (MDB) para governador de Pernambuco e Cid Sampaio (MDB) para senador, em 1982. Os emedebistas enfrentavam Roberto Magalhães (PDS) para o governo e Marco Maciel (PDS) para senador. A turma de Firmino era muito politizada (nela tinha Eduardo Campos, que viria a ser governador de Pernambuco).

Firmino vestia - literalmente - a camisa e participava dos atos de campanha de Marcos Freire e Cid Sampaio. Apesar da torcida, os dois emedebistas perderam a eleição. Quando tirou a foto no adro da Igreja de São Benedito, com o Palácio de Karnak ao fundo, Firmino Filho usava a camisa do MDB que havia adquirido na campanha em Pernambuco dois anos antes, em 1982.

Naquele ano, no Piauí, o professor Wall Ferraz era do MDB.

Apesar da militância nos tempos de estudante em Pernambuco, Firmino nunca foi filiado ao MDB. Sua primeira e única agremiação partidária foi o PSDB, sigla pela qual foi eleito vereador, deputado estadual e prefeito de Teresina por quatro mandatos. No PSDB, Firmino também disputou o Governo do Piauí em 2006, sem lograr êxito.

OUTROS ASSUNTOS

| Muito tik tok

Marden Menezes (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

O deputado estadual Marden Menezes (Progressistas) afirmou ao Lupa1 ontem, quinta-feira (4), que a prefeita de Piripiri Jôve Oliveira (PT) "fala demais" e já canta vitória antes do tempo. Segundo o parlamentar, o que existe mesmo na cidade é muita mídia, dancinhas e muito tik tok. "A prefeita de Piripiri fala demais, conversa demais. Essa é uma das suas características. E pelo que vejo já canta vitória antes do processo eleitoral, e isso costuma dar errado. O que ocorre em Piripiri é muita mídia, muita rede social, muita dancinha e muito tik tok. Mas eu convido quem quiser ir a Piripiri para ver que a cidade está destroçada", criticou.

| Capote no ataque

Edilson Capote (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

O prefeito de Barras, Edilson Capote (PSD), disse a esta coluna nesta quinta-feira (4) que o pré-candidato a prefeito Robert Brown (PT) "nunca foi petista" e que votou em Bolsonaro e Sílvio Mendes nas eleições de 2022. Capote, que vai disputar a reeleição e ter Brown como adversário, classificou o petista como um "bolsonarista de coração". Além disso, acusou Brown de não conhecer o município de Barras. "Ele não conhece Barras, não conhece a história de Barras. Se soltar ele na zona rural ele se perde. Quem conhece sou eu, nascido e criado ali com dificuldade. Eu sei o que aquelas pessoas mais necessitam, eu conheço a história da cidade", se gabou.

Robert Brown reage

Procurado pela coluna, o pré-candidato Robert Brown (PT) disse que Capote está incomodado desde agora e avisou que ele pode se preparar para se incomodar ainda mais. Brown disse que vai mostrar ao povo de Barras o quanto o atual prefeito mentiu e enganou os barrenses ao longo dos últimos anos.

Pré-candidato Robert Brown (Foto: Lupa1)

"Muito me admira o prefeito de Barras preocupado comigo quando a campanha ainda nem começou. Ele está incomodado com o fato de logo na minha primeira pré-campanha eu já aparecer bem nas pesquisas e crescendo de forma consistente. Ele vai se incomodar mais ainda quando eu acelerar o passo no caminho da prefeitura, mostrando o quanto ele ficou devendo e está devendo ao povo barrense. Minha filiação ao PT é sincera e honesta, eu acredito no presidente Lula e admiro muito o governador Rafael Fonteles. Prefeito, te prepara, pois você vai ter que disputar com um pré-candidato que conhece muito bem e sabe andar em Barras também. E mais: estou bem apoiado. É por isso que estou te incomodando?", reagiu.

| Xô, xô satanás

Prefeito Dr. Pessoa (Foto: Júnior Santos/Lupa1)

O prefeito de Teresina Dr. Pessoa voltou a atacar a vereadora Teresinha Medeiros (MDB), que rompeu com ele e deixou a gestão municipal no começo desta semana para aderir à pré-candidatura de Fábio Novo (PT). Durante evento de filiação ao PRD nesta quinta-feira (4), Dr. Pessoa disse que a vereadora tinha indicação de 150 empregos na Prefeitura. O alcaide chamou a parlamentar de maquiavélica e esbravejou: "Xô satanás, xô satanás, xô satanás".

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas