Coluna Letras da Política

Ala de vereadores do grupo de Silvio quer lançar nome para presidência da Câmara

Vereador reeleito Ismael Silva afirma que grupo discute escolha de nome para concorrer ao comando do Legislativo.

10 de outubro de 2024 às 10:30
5 min de leitura

Em meio aos movimentos do vereador Enzo Samuel (PDT) para pavimentar a reeleição para presidência da Câmara, um grupo de parlamentares do palanque do prefeito eleito Silvio Mendes (União) também se mexe para lançar um nome. Esse grupo conta com apoio de alguns vereadores do PRD, partido do atual prefeito Dr. Pessoa.

Em entrevista à TV Lupa1ontem quarta-feira (9), o vereador reeleito Ismael Silva (Progressistas) é um dos que não concordam com o apoio do grupo de Silvio à reeleição de Enzo, que foi um dos principais apoiadores do candidato derrotado Fábio Novo (PT).

Vereador Ismael Silva (Foto: Geisilane Araújo/Lupa1)

"O Enzo é o atual presidente da Câmara Municipal e naturalmente ele busca essa questão da reeleição. Tem feito os diálogos dele com a base do PT e com outros colegas vereadores, mas nosso grupo também tem discutido, tem falado dessa possibilidade. Começamos discutir agora esses possíveis nomes e estamos ainda nessa fase inicial de discussão. Acredito que anteciparam demais esse debate, mas esse é um ponto que nosso grupo ainda vai sentar para dialogar", falou.

Ismael mencionou alguns nomes que, segundo ele, são cotados.

"Alguns nomes tem sido colocados e aqui eu dou o exemplo do vereador Luís André, do vereador Bruno Vilarinho e do recém-eleito vereador Petrus Evelyn também. São alguns nomes que tem sido citados como possíveis candidatos desse nosso grupo. Ainda não houve nenhuma conversa formal acerca desse assunto. O que estou falando é que nos corredores da Câmara e nas nossas reuniões partidárias tem se falado nesses nomes", disse Ismael Silva.

OUTROS ASSUNTOS

| Joel comemora

Joel Rodrigues (Foto: Laura Cardoso/Lupa1)

O presidente estadual do Progressistas, Joel Rodrigues, comemora o desempenho da oposição nas eleições municipais. Em vídeo publicado nas redes sociais, ele disse que o grupo oposicionista sai fortalecido do pleito eleitoral, com vitórias significativas nas maiores cidades do estado e com políticos ligados ao senador Ciro Nogueira eleitos em cerca de 140 municípios. No vídeo, Joel ainda alfineta o governador Rafael Fonteles (PT). "O governador, matemático que é, segundo ele fez a média e estava garantida a eleição do Fábio Novo. Esqueceu de combinar com o povo, que é quem decide. O poder emana do povo e é o povo quem escolhe, assim como escolheu Silvio Mendes e uma maioria de prefeitos. A oposição sai fortalecida dessas eleições", disse Joel.

| Reflexos em 2026

Deputado Hélio Isaías (Foto: Andressa Martins/Lupa1)

A derrota do grupo político do deputado estadual Hélio Isaías (PT) em São Raimundo Nonato encerrou um ciclo de oito anos no comando da prefeitura da cidade e ainda poderá ter reflexos na reeleição do parlamentar em 2026. Hélio tem vencido eleições para deputado com tranquilidade e boas votações, mas há quem avalie que sem a prefeitura de uma das principais cidades do estado ele terá que se esforçar muito mais para se reeleger. Ter o poder da prefeitura de São Raimundo (sua principal base) conta muito, inclusive nos votos das cidades da região. Em 2026, a realidade é outra.

| Complicou pro Rubens

Dep. Rubens Vieira (Foto: Eduardo Amorim/Lupa1)

Com a derrota do prefeito Douglas Lima (PT) na cidade de Cocal, quem também fica em maus lençóis é o deputado estadual Rubens Vieira (PT), seu padrinho político. Um dos menos votados entre os eleitos para a Assembleia Legislativa em 2022, Rubens tem na cidade de Cocal e região sua principal base eleitoral. Com seu grupo político derrotado na cidade, a busca pelo segundo mandato de Rubens em 2026 vai ficar ainda mais complicada. Se já não era fácil, agora é que será difícil. Para Douglas a derrota foi ruim, mas para Rubens foi pior.

Pergunta na praça

Ver. Gustavo de Carvalho (Reprodução/Instagram)

Quanto tempo vai levar para o vereador Gustavo de Carvalho, do PT, se mexer na tentativa de se aliar ao prefeito eleito Silvio Mendes? Em 2020 ele foi eleito no PSDB, com forte apoio da então primeira-dama Lucy, mas quando Dr. Pessoa assumiu ele mudou de lado e se tornou aliado um mês depois.

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas