50% dos prefeitos eleitos pelo PSD no Piauí derrotaram candidatos do PT
Por outro lado, gestores vitoriosos do PSD disputaram com adversários do Progressistas em apenas dois municípios.
O PSD elegeu a maior quantidade de prefeitos nas eleições municipais de 2024 no Piauí. Foram 65 gestores eleitos pela sigla no estado. E a maior vítima foi justamente o PT, partido governador Rafael Fonteles.
Levantamento feito pela coluna constatou que dos 65 municípios em que o PSD elegeu prefeitos, em 33 a sigla derrotou candidatos do PT. Em termos percentuais, o número equivale a 50,7% do total de prefeituras conquistadas pelo PSD.
Em algumas cidades onde os dois partidos se enfrentaram, o governador Rafael Fonteles não declarou apoio público a nenhum dos nomes. Contudo, essa postura se deu em uma minoria das cidades. Na maioria delas, Rafael entrou com tudo na campanha para derrotar os candidatos do PSD.
Não apenas PSD x PT
O PSD também impôs derrotas a candidatos de outros partidos que tinham apoio de Rafael.
Em Simplício Mendes, por exemplo, o governador subiu no palanque de Avelar Lopes (MDB), mas o atual prefeito Márcio Moura (PSD) foi reeleito com 70,82%. Em Dom Inocêncio, Rafael fez campanha para o candidato Luzivalter Santos, o Nenê (MDB), porém, Fernandinho (PSD) venceu a disputa com 55,87%.
Em Murici dos Portelas, o governador fez campanha para Da Chaga (PRD), mas quem ganhou a eleição foi Ana Lina (PSD). Na cidade de Gilbués, o candidato que Rafael apoiou e fez campanha teve apenas 14,40% contra 85,60% do candidato Amiltinho, do PSD, que venceu a disputa com uma esmagadora maioria.
Não adianta se filiar
Em várias cidades por onde passou participando da campanha de aliados, Rafael discursou dizendo que não adiantava adversários se filiarem a partidos da sua base. Em todas elas ele repetiu o jargão "taca, taca, taca" para alfinetar adversários, inclusive os que se filiaram a siglas da base governista.
Não são da base
Após o resultado das eleições, aliados do governador entoaram o discurso de que a base de Rafael elegeu 186 prefeitos e que ele foi o grande vitorioso no pleito municipal no Piauí. No entanto, o número é contestado. Isso porque nessa conta estão cerca de 60 prefeitos que, embora estejam filiados a siglas da base como PSD, MDB e PDT, enfrentaram candidatos apoiados por Rafael e os derrotaram mesmo contra a estrutura do Karnak.
Nos 186 estão, por exemplo, os prefeitos reeleitos de Floriano, Antônio Reis (PSD); de Altos, Maxwell da Mariínha (MDB), e de Miguel Alves, Vein da Fetraf (MDB), que derrotaram candidatos apoiados pelo governador. Como eles, existem outras dezenas de eleitos na mesma situação.
Apenas dois e nada mais
Se dos 65 prefeitos eleitos pelo PSD, 33 derrotaram adversários do PT, por outro lado apenas dois tiveram como oponente um candidato do Progressistas, partido de oposição ao governo estadual. Candidatos do PSD derrotaram adversários ligados ao senador Ciro Nogueira apenas em Água Branca e Jatobá do Piauí.
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .