Eduardo Costa

Teresina: hospital de campanha Padre Pedro Balzi é concluído

Com 86 leitos, o hospital deve começar a funcionar a partir desta terça-feira (19).

18 de maio de 2020 às 16:19
2 min de leitura

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, anunciou nesta segunda-feira (18), a conclusão do Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi, construído para atender pacientes com a Covid-19. A previsão é de que o hospital passe a funcionar, de forma gradual, a partir de amanhã (19).

O hospital possui 86 leitos, sendo quatro de estabilização e outros de internação. As vagas dos leitos serão reguladas e disponibilizadas, exclusivamente, para pacientes vindos de outros hospitais, UPAS e Unidades de Saúde de Teresina ou em ambulâncias do SAMU.

Sediado no Centro de Treinamento de Badminton, no Setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Hospital recebeu o investimento de R$ 1.904.118,00 em estrutura e equipamentos. O funcionamento do hospital, pelo período de três meses, custará R$ 6.394.604,50.

Firmino visitou o local na manhã de hoje com o padre Chiquinho e o pastor Denisard Júnior, que juntos abençoaram o hospital.

“Esse será o ponto central da linha de assistência na cidade de Teresina para os pacientes da Covid-19. Que Deus abençoe todos os trabalhadores de saúde que vão exercer aqui, o seu ofício, a sua solidariedade. Que Deus possa proteger todos os pacientes que, por ventura, precisarem desse hospital e de toda a linha de cuidado que está sendo construída na cidade”, disse o prefeito.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Manoel de Moura Neto, ressalta que o hospital Pedro Balzi não atenderá qualquer demanada.

“As pessoas com quadro de síndrome gripal devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), ou ligar para o Alô Saúde 0800 291 0084. Eles farão os encaminhamentos dos pacientes”, pontuou o presidente da FMS.

Ao todo, 413 profissionais trabalharão neste Hospital de Campanha. Outros dois hospitais estão sendo construídos pela prefeitura: o Hospital Fraternidade, no Lar da Fraternidade, com 30 leitos de internação e um de estabilização, e o hospital anexo ao HUT, com 60 leitos de UTI. Ambos sem previsão de funcionamento.

Confira a declaração do prefeito de Teresina, Firmino Filho:


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas