Prefeito de Castelo vai gastar quase meio milhão com show de João Gomes
Enquanto isso, hospital da cidade aguarda empenho de 674 mil para conclusão de reforma e prefeito não resolve.
O prefeito de Castelo do Piauí, Magno Soares, vai gastar 473 mil reais com um show de apenas uma hora e meia do cantor João Gomes, no dia 13 de setembro, durante o festival Canyon Fest Poty, no miolo de uma campanha eleitoral.
O processo de contratação do cantor ocorreu através de inexigibilidade de licitação, o que permite ao prefeito fechar o contrato sem cumprir um rito legal e pagar um valor que não é referenciado por nenhuma tabela, gerando grande possibilidade de desvio de recurso público.
Está no contrato
“Contratação de apresentação artística de João Gomes e Banda, com duração de 1h30min, na cidade de Castelo do Piauí - PI, que será realizado no dia 13 de setembro de 2024, no festival Canyon Fest Poty, na praça de eventos Aluísio Lima no município de Castelo do Piauí/PI, celebrado entre a empresa JG Shows LTDA, CNPJ: 43.099.846/0001-33 e o município de Castelo do Piauí, na forma abaixo. Fundamentação legal: art 74, II, da Lei 14.133/2021”, diz trecho do documento.
Em meio a polêmica sobre a contratação milionária, moradores da cidade questionam a falta de investimento e valorização dos artistas locais durante os eventos com artistas regionais. Um levantamento feito com produtores culturais do município apontou que o valor gasto apenas com o pagamento do cantor João Gomes daria para contratar aproximadamente 200 bandas regionais ou da própria cidade, que também fazem shows com o valor de 2 mil reais, em média.
“A demanda objeto do contrato visa a apresentação artística de João Gomes e banda, com duração de 1h30min, na cidade de Castelo do Piauí - PI, que será realizada no dia 13 de setembro de 2024, no festival Canyon Fest Poty. Estamos diante de um contrato de prestação de serviços de contratação de profissional do setor artístico, de renome, consagrado pela crítica especializada e pela opinião pública.”
De acordo com o contrato, João Gomes deve receber o valor de R$ 453 mil até o último dia útil antes do show, por meio de transferência bancária.
As despesas decorrentes do presente contrato correrão por conta das seguintes dotações orçamentárias/fonte de recurso: FPM – receita própria, conta movimento, ICMS, ISS e outras receitas tributárias.
Ao tempo em que o prefeito Magno realiza show milionário em pleno período eleitoral, o hospital da cidade Nilo Lima aguarda empenho no valor de 674 mil para conclusão de reforma.
Apoiado na tese do “pão e circo” , o prefeito Magno se junta a outros gestores públicos do Piauí, enrolados com a justiça, que agem sem qualquer temor, usando farto recurso público para fins como shows milionários, buscando assim ganhar a simpatia da população e prorrogar seus projetos políticos .
A coluna foi informada que o MPE entrou com ação contra o evento. Vamos checar e atualizar.
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .