Pela 1ª vez desde 1992, MDB não elegeu o maior número de prefeituras no país
PSD passa a ser a legenda com o maior número de prefeituras sob seu comando.
Pela primeira vez desde 1992, o MDB não elegeu o maior número de prefeituras no país.
O PSD passa a ser a legenda com o maior número de prefeituras sob seu comando.
72,81% das prefeituras serão comandadas por partidos de centro, centro-direita e direita (PSD, MDB, PP, União, PL e Republicanos).
O resultado das eleições municipais confirma a predominância dos partidos de centro e de direita, reforçando seu papel como um indicador relevante para as eleições gerais de 2026. Os partidos que tiveram um desempenho fraco neste pleito tendem a perder força nas futuras disputas eleitorais. Os dados mostram que o bloco do Centrão consolidou seu domínio.
O PSD, que conquistou 888 prefeituras, e o MDB, com 865, foram os maiores vitoriosos. Em seguida, entre os partidos com maior número de prefeitos
eleitos no primeiro turno, destacam- se: PP (722 prefeituras); União Brasil (589); PL (523); e Republicanos (441). Esse núcleo de legendas perfaz um total de 3.505 prefeitos. Com
a realização do segundo turno, o número deve crescer ainda mais.
No Piauí não foi diferente. O PSD deixou o MDB e o PT comendo poeira. O partido do deputado Georgiano elegeu 65 prefeitos.
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .