Direto ao Ponto

Mobilidade em Teresina: uma piada sem graça

As ruas não estão ficando mais largas, não se fala em soluções coletivas, o que fazer?

10 de março de 2023 às 08:36
2 min de leitura

A capital do Piauí tem uma população estimada em 871 mil habitantes. Deste total, cerca de 730 mil pessoas vivem na zona urbana da cidade. Considerando que a taxa de crescimento populacional é nula para o Estado como um todo e pequena para a capital, não é exagero supor que a população urbana de Teresina irá se estabilizar em algo próximo de 800 mil habitantes.

Engarrafamento.Foto: Fernanda Frazão/Agência Brasil

Devemos também considerar a população flutuante da cidade, originária especialmente de Timon, e municípios vizinhos. Em resumo, teremos circulando na zona urbana de Teresina, não mais do que 1 milhão de pessoas. E isto é muito bom. Teremos um tamanho adequado para propiciar a nossos moradores, uma boa qualidade de vida.

Infelizmente, no entanto, estamos pecando exageradamente no tocante a mobilidade na cidade. Abandonamos a preocupação em transportes coletivos. E não me refiro somente aos ônibus, de responsabilidade municipal. Lembro dos projetos de expansão do pré-metrô, das possibilidades do transporte fluvial, ciclovias, etc...

Em resumo, trata-se da imposição total do transporte individual. E, desta novela, já sabemos do trágico final. Simplesmente, aquela qualidade de vida que seria possível – a julgar pelo nosso tamanho está sendo sepultada. Os moradores de Teresina já estão pagando caro por isso. Engarrafamentos já são normais pela cidade. E, o mais grave: tudo está piorando rapidamente.

Informalmente, obtive a informação de que são vendidos, pelo menos, 20 carros novos – diariamente – na cidade. Segundo o IBGE, a frota teresinense tem 226 mil automóveis, 54 mil caminhonetes, 230 mil motocicletas , 8 mil utilitários. Como sairemos desta enroscada?

As ruas não estão ficando mais largas, não se fala em soluções coletivas, o que fazer ?

Dizemos que amamos nossos filhos e netos. Mas a nossa irresponsabilidade está permitindo a construção de um verdadeiro inferno, para estas pessoas que dizemos amar. E como dizia Carlos Imperial: “A carruagem passa e os cães ladram“.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas