Deputado quer explicações após se sentir "intimidado" por pesquisas eleitorais
Parlamentar não ficou nada satisfeito com as pesquisas que apontavam a derrota do seu aliado.
O Piauí é composto por 224 municípios, que como o restante do Brasil tiveram eleições municipais no último domingo (06), de outubro. Mas, um fato que chamou atenção foi um requerimento apresentado pelo deputado estadual do Piauí, Henrique Pires (MDB), que pede uma audiência para que os institutos expliquem os resultados de pesquisas em 2024, sendo que ele citou apenas uma cidade em específico como justificativa.
No requerimento, o parlamentar usou como exemplo as pesquisas realizadas no município de Canto do Buriti-PI, que segundo ele, não foram sacramentadas pelo resultado das eleições em 2024.
Mas, ao citar apenas uma cidade, o requerimento do deputado levanta questionamentos, em torno de interesses pessoais, e não coletivos, já que o candidato apoiado por Henrique Pires, em Canto do Buriti, poderia ter perdido a eleição caso a oposição tivesse se juntado. Ou seja, levando em consideração a votação da segunda colocada Regiane do Marquinhos (PSD), 3.955 votos, e do terceiro colocado, Dr. Guilherme Oliveira (PT), 3.164 votos, superaria a quantidade de 6.096 votos recebidos pelo prefeito eleito Dr. Felipe Alves (MDB), que é aliado de primeira hora do deputado.
Um levantamento feito por este colunista no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apontou que em um período de 9 meses, 38 pesquisas foram feitas e divulgadas na cidade, que é considerado um número pequeno em relação ao número de pesquisas divulgadas em cidades como Teresina, Picos e Floriano que em caso de interesse coletivo também deveriam ter sido levadas em consideração.
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .