Direto ao Ponto

2023 – Crescimento pífio novamente?

Os brasileiros estão definindo seus futuros gestores e parlamentares e há muitas incertezas no cenário econômico.

30 de setembro de 2022 às 20:55
1 min de leitura

Os brasileiros estão definindo seus futuros gestores e parlamentares. As respostas emergirão das urnas, no 1º ou no 2º turno. Há muitas incertezas. No entanto, uma certeza parece se apoderar de 2023: teremos mais um ano de crescimento medíocre.

Banco Central do BrasilMarcello Casal Jr / Agência Brasil

Agora é o Banco Central que projeta desempenho pífio para a nossa economia, no próximo ano: 1% de crescimento. Curiosamente, o Governo Federal estima uma expansão de 2,5% para o mesmo período. Enquanto isso, para os economistas da iniciativa privada, o PIB brasileiro se elevará em modestos 0,5%. Como já expus em artigos anteriores, há muitos fatores que justificam as nuvens negras que pairam sobre 2023. Vou destacar 2 deles.

O primeiro , relaciona-se a nossa inflação. Como consequência dela, nossa Selic e as taxas de juros praticadas pelo mercado financeiro estão nas alturas. E, se existe algo unânime entre os economistas é que juros altos significam baixos investimentos e crescimento morno ou medíocre. Convém lembrar que nossos juros são os mais elevados do planeta.

O segundo fator, refere-se ao cenário internacional. Até a China está no modo “ devagar se vai ao longe”. Ou seja, os estímulos externos não serão relevantes. O mundo está com os pés no freio. Pauleira para nossos futuros governantes e suas promessas de dias melhores.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas