Andressa Martins

Washington Bonfim se filia ao PSB e reforça pré-candidatura de Rafael Fonteles

Washington Bonfim já vinha flertando com a base governista desde quando não conseguiu emplacar sua pré-candidatura ao Governo do Estado.

09 de maio de 2022 às 11:32
3 min de leitura

O cientista político Washington Bonfim se filiou na manhã desta segunda-feira (9) ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). O pré-candidato ao Governo do Piauí, Rafael Fonteles (PT), participou do evento de filiação, que demonstra total alinhamento de Bonfim com o projeto de governo petista.

Washington Bonfim já vinha flertando com a base governista desde que não conseguiu emplacar sua pré-candidatura ao Governo do Estado. O cientista político era filiado ao Cidadania, que se federou com o PSDB e a nível nacional declarou apoio à pré-candidatura de Sílvio Mendes (União Brasil) ao Palácio de Karnak.

Washington Bonfim / Andressa Martins/Lupa1

Em entrevista à imprensa, Bonfim destacou os motivos que o levaram a se filiar ao PSB e apoiar o projeto do pré-candidato Rafael Fonteles. Conforme o cientista político, o ponto principal para a mudança foi o cenário nacional. Bonfim é um dos críticos ferrenhos ao Governo Bolsonaro.

“Acho que a gente tem uma eleição de 2022 que é diferente de todas as outras que a gente já teve no Brasil desde 1989. Porque para além da situação econômica, inflação, perda que a gente tem em relação as questões da educação e saúde do país por conta do Governo Federal, um dos piores que a gente já teve no Brasil, a gente tem uma ameaça concreta à nossa democracia”, declarou.

“Não vejo que ninguém que seja democrata, que tenha raciocínio e pensamento democrático, do lado de quem possa apoiar a intenção de reeleição desse governo Bolsonaro. Por isso estou vindo para o PSB, estou sendo muito bem acolhido, membros da direção nacional, membros de outros estados e me sinto tranquilo, cumprindo uma missão cívica de trabalhar em prol da democracia, de ideias novas, de fazer um Brasil e um Piauí democráticos. Acho que a gente tem essa missão, a gente que é democrata tem que estar atento a isso e a gente tem visto diariamente os ataques à nossa democracia”, continuou Bonfim.

Filiação de Washington Bonfim ao PSB Gustavo Almeida/Lupa1

Washington Bonfim ainda destacou que a mudança não significa que ele será candidato a algum cargo nestas eleições, tendo em vista que o prazo para se filiar a um partido já finalizou no início de abril.

“Do ponto de vista legal, com essa mudança estou inelegível. O prazo final era 6 meses antes, portanto início de abril. Não tenho nenhuma pretensão eleitoral em 2022”, finalizou.

Washington Bonfim

Washington Bonfim é professor da Universidade Federal do Piauí, foi secretário municipal de Planejamento e Educação de Teresina na gestão do ex-prefeito Firmino Filho.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas