Saúde

Vacina contra o HPV está disponível na rede de saúde de Teresina

Vírus está associado ao câncer de colo uterino, além de provocar verrugas genitais, denominadas condiloma.

04 de março de 2024 às 15:20
1 min de leitura

A Prefeitura de Teresina informa que a vacina contra HPV (Papiloma Vírus Humano) está sendo ofertado em todas as unidades de vacina. O vírus associado ao câncer de colo uterino, além de provocar verrugas genitais, denominadas condiloma.

Vacinação contra o HPVAscom fms

A vacina contra o HPV está disponível no Programa Nacional de Imunizações para pessoas de 9 a 14 anos, com duas doses administradas em intervalo de seis meses. Além disso, é oferecida para grupos específicos, como indivíduos com condições clínicas especiais, incluindo HIV/Aids, transplantados, pacientes oncológicos, imunossuprimidos e vítimas de violência sexual, dentro da faixa etária de 9 a 45 anos. As doses podem ser obtidas em Unidades Básicas de Saúde ou no Teresina Shopping, dependendo do horário de funcionamento.

As primeiras manifestações da infecção pelo HPV surgem entre, aproximadamente, 2 a 8 meses, mas pode demorar até 20 anos para aparecer algum sinal da infecção. As manifestações costumam ser mais comuns em gestantes e em pessoas com imunidade baixa. O diagnóstico do HPV é realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais, dependendo do tipo de lesão.

“Vacinar-se contra o HPV é a medida mais eficaz de se prevenir contra a infecção. Por isso, pedimos que crianças e adolescentes na faixa etária da vacinação mantenham suas cadernetas atualizadas”, pede Emanuelle Dias.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas