Saúde

Sesapi encaminha recomendações de controle das arboviroses em municípios do Piauí

Nota técnica enviada na terça-feira (26) contém orientações para as 11 regionais de saúde.

27 de março de 2024 às 12:46
2 min de leitura

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Superintendência de Atenção Primária à Saúde e Municípios, encaminhou nessa terça-feira (26) uma nota técnica com orientações sobre o controle vetorial das arboviroses para todas as 11 regionais de saúde do Piauí.

Criadouros do mosquito - Foto: Divulgação/Sesapi

Segundo a Sesapi, o objetivo é melhorar o monitoramento e enfrentamento de vetores como o Aedes Aegypti, causador de doenças como a dengue, chikungunya e Zika. A nota traz orientações tanto para o perímetro urbano quanto para as localidades rurais do estado.

Para o perímetro urbano, a nota destaca as Atividades de Tratamento e de Pontos Estratégicos, que consistem na visita de imóveis em áreas que favorecem o surgimento de criadouros. Para a zona rural, as orientações acompanham as necessidades próprias de cada localidade para, assim, eliminar os criadouros.

Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa)

A nota ainda reforça a importância da realização envio de dados que compõem o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que retrata a realidade sobre a presença do mosquito e suas larvas nos municípios.

Os dados registrados corretamente permitem aos órgãos de saúde como a Sesapi, acompanhar a realidade dos municípios piauienses, tomando decisões e estratégias adequadas para cada situação identificada. Os dados permitem ainda a verificação e avaliação sobre solicitações de insumos feitas pelos municípios.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas