Saúde

Sesapi amplia atendimentos em alusão a campanha do Setembro Amarelo

Serviço funciona com quatro psicólogos, sendo dois em cada turno, e tem o objetivo de ajudar pessoas precisam.

09 de setembro de 2023 às 11:06
2 min de leitura

O Brasil realiza o Setembro Amarelo, mês dedicado a ações sobre prevenção do suicídio em todo o país. No Piauí, o serviço Minutos Pela Vida, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), oferece ajuda a quem está com sofrimento grave. Os atendimentos acontecem por meio do telefone 0800 280 2882. O serviço funciona nos turnos da manhã e tarde sempre das 8h às 18h e já realizou mais de mil atendimentos.

De acordo com a técnica de referência em prevenção ao suicídio, Cláudia Aline, o serviço funciona com quatro psicólogos, sendo dois em cada turno, e tem o objetivo de ajudar pessoas que estão precisando.

“É um atendimento humanizado, com escuta qualificada, em que quem atende está com a preparação necessária para o acolhimento nesses casos, e para a orientação com os devidos encaminhamentos e informações sobre a rede de ajuda disponível. O nosso objetivo é ajudar aquela pessoa que, por algum motivo, está pedindo a nossa ajuda” explica Cláudia Aline, técnica de referência em prevenção ao suicídio da Diretoria de Atenção a Saúde Mental da Sesapi (DASM).

Sesapi amplia atendimentos à prevenção ao suicídioFoto: Reprodução

Melhorias

O Minutos Pela Vida funciona no prédio da Sesapi, no Centro Administrativo. O espaço físico ganhou melhorias, com reforma na estrutura, com a ampliação da capacidade de atendimento, o número de profissionais dobrou, e agora conta com supervisão presencial dos psicólogos.

“Essas melhorias no serviço são essenciais para que ele continue cumprindo o seu papel com qualidade e ajude todos os piauienses que estejam em um momento de sofrimento psíquico. Já são mais de 1000 atendimentos desde o seu surgimento e sabemos que existem muitas pessoas que ainda precisam desse suporte. Essas ampliações aumentam nossa capacidade e resolutividade junto à população”,explica a superintendente de atenção primária à saúde e municípios, Leila Santos.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas