Saúde

Com aumento nos casos de dengue automedicação cresce, aponta Ministério da Saúde

Uso da medicação sem receita é perigoso pois muitos dos remédios que são usados em nosso dia a dia podem acabar piorando a situação.

13 de fevereiro de 2024 às 09:55
1 min de leitura

Os casos de dengue no Brasil sofreram um aumento exponencial nos últimos meses, com 408.351 casos prováveis registrados e 62 mortes confirmadas, além de outros 279 óbitos causados pela doença seguirem em investigação, segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde.

Casos de dengue apresentam eumento- Foto: AscomFoto: Reprodução/ Ministério da Saúde

Os sintomas mais recorrentes da doença são: Dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, febre, enjoos, vômitos e manchas vermelhas, além de também poder causar irritabilidade, sonolência e confusão mental.

Não existe um medicamento que trate diretamente a dengue, apenas medicações que amenizem os sintomas, e que sua prescrição deve ser feita por um médico.

Sendo dividida em dois grupos, a dengue tradicional e a hemorrágica, no seu estado mais severo (hemorrágico), a infecção começa a destruir as plaquetas responsáveis pela coagulação sanguínea, e o paciente pode começar a ter sangramentos na gengiva e fezes.

O uso da medicação sem receita é perigoso pois muitos dos remédios que são usados em nosso dia a dia podem acabar piorando a situação, aumentando o risco de sangramentos.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas