Saúde

Casos de dengue, zika e chikungunya apresentam redução no Piauí

Dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), divulgados nessa quinta-feira (07).

08 de setembro de 2023 às 14:20
2 min de leitura

Os casos de dengue, zika vírus e chikungunya apresentaram redução no número de casos confirmados, segundo mostra os dados do novo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgado nessa quinta-feira (07). As notificações de dengue apresentaram uma redução de 77,1%, os registros de zika tiveram uma redução de 85,1% e os registros de chikungunya apresentaram uma redução de 61,2% quando comparados ao mesmo período de 2022.

Casos de dengue, zika e chikungunya apresentam redução - Foto: AscomFoto: Reprodução/ Ministério da Saúde

Em relação à dengue, o boletim mostra que no ano de 2023, até a 35° semana epidemiológica, foram notificados 7.166 casos da doença em 152 municípios, ao passo que no mesmo período de 2022 o estado teve 207 municípios notificando 31.247 casos. Os municípios de Miguel Leão, Morro Cabeça no Tempo, Luís Correia, Barro Duro e São João da Serra são aqueles que apresentaram maior incidência de casos a cada 100 mil habitantes durante 2023.

O informe traz ainda dados sobre os registros de zika, que não notificaram nenhum óbito ocasionado pela doença e apenas 23 casos prováveis provenientes de 13 municípios,

Os dados sobre febre chikungunya apontam que a doença já causou dois óbitos no ano de 2023 no estado. Foram 4.179 casos notificados em 92 cidades. Angical do Piauí, Barra D’Alcântara, Lagoinha do Piauí, Esperantina e Barro Duro são os cinco municípios com maior incidência de casos para cada 100 mil habitantes durante as 35 semanas epidemiológicas de 2023.

Apesar da redução, o supervisor de Entomologia da Sesapi, Ocimar Alencar, alerta que não é o momento para relaxar com os básicos de enfrentamento ao mosquito.

“A Sesapi continuará com seu trabalho de vigilância e acompanhamento junto aos municípios, enquanto que a população e os gestores municipais precisam continuar a evitar o surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti”, completa o supervisor.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas