Saúde

Anvisa proíbe uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos

Em São Paulo um jovem de 27 anos faleceu após procedimento com fenol em clínica de estética.

25 de junho de 2024 às 11:11
1 min de leitura

A Anvisa publicou, no Diário Oficial da União desta terça-feira (25), uma resolução que proíbe a importação, a fabricação, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos.

AnvisaReprodução / Internet

A medida cautelar foi adotada pela Agência já que, até a presente data, não foram apresentados à Anvisa estudos que comprovem a eficácia e a segurança do produto fenol para uso em tais procedimentos.

Fatalidade

Recentemente o jovem Henrique Chagas, de 27 anos, faleceu em uma clínica estética na zona Sul de São Paulo, após realizar um procedimento chamado “peeling de fenol”.

A clínica é de propriedade da influencer Natalia Fabiana de Freitas Antonio, conhecida como Natalia Becker, a mulher não é médica, o que seria necessário para realizar o peeling de fenol. À polícia, ela disse que aprendeu o procedimento em um curso online de seis meses.

No momento, a mulher responde por homicídio doloso.

Proibição

A determinação ficará vigente enquanto são conduzidas as investigações sobre os potenciais danos associados ao uso desta substância química, que vem sendo utilizada em diversos procedimentos invasivos.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas