Política

Senado aprova salas exclusivas no SUS para atender mulheres vítimas de violência

Proposta teve relatoria da senadora Jussara Lima (PSD-PI), que destacou a importância do acolhimento adequado às mulheres que sofrem violência.

26 de março de 2024 às 23:06
1 min de leitura

O Senado aprovou nesta terça-feira (26) o projeto de lei (PL 2.221/2023) que garante salas de acolhimento exclusivas para mulheres vítimas de violência nos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Senado aprova salas no SUS para atender mulheres vítimas de violência - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

A relatora do projeto, senadora Jussara Lima (PSD-PI), destacou em seu parecer a importância de acolher e atender mulheres vítimas de violência de forma adequada, com privacidade e proteção à sua integridade física.

“É um procedimento salutar a ser adotado em momento especialmente sensível da vida de mulheres que, após terem sofrido violência, se encontram bastante vulneráveis e submetidas a intenso estresse físico e mental, além de marcadas por sentimentos diversos, inclusive contraditórios, como tristeza, vergonha, negação e culpa”, disse a senadora piauiense.

Jussara Lima - Eduardo Amorim/Lupa1

O texto muda trecho daLei 8.080, de 1990, na parte em que define diretrizes das ações e serviços públicos de saúde e dos serviços privados contratados ou conveniados no SUS.

O projeto, de iniciativa da deputada Iza Arruda (MDB-PE), inclui um parágrafo na Lei Orgânica de Saúde e restringe o acesso de terceiros não autorizados pela paciente, em especial do agressor, ao espaço físico onde ela estiver.

Agora a proposta segue para sanção do presidente Lula.

Com informações de Agência Senado

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas