Política

Saiba o motivo da prisão do ex-presidente Fernando Collor

Em 2023 Collor foi condenado pelo STF no após uma denúncia da PGR no âmbito das investigações da Operação Lava Jato.

25 de abril de 2025 às 09:44
1 min de leitura

Após a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, o ex-presidente da república, Fernando Collor de Melo, foi preso por corrupção e lavagem de dinheiro na madrugada desta sexta-feira (25), em Maceió, Alagoas. A prisão do ex-presidente está relacionada a um dos processos da Operação Lava Jato que ocorreu entre 2010 e 2014.

Fernando Collor. Foto: José Cruz/Agência Senado

Em 2023 Collor foi condenado a cumprir pena de 8 anos e 10 meses de prisão após o Supremo aceitar a acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR), de que Collor teria recebido R$ 20 milhões em vantagens indevidas para viabilizar irregularmente contratos para a construção de bases de distribuição de combustíveis da BR Distribuidora, uma empresa subsidiária da Petrobras, entre 2010 e 2014 com a empresa UTC Engenharia.

Além da pena de prisão, Collor foi condenado a pagar 90 dias-multa; indenizar a União em R$ 20 milhões, solidariamente com outros dois réus; e está proibido de exercer qualquer cargo público por prazo equivalente ao dobro da pena.

Ainda nesta sexta-feira (25), a partir das 11h, haverá uma sessão em plenário virtual para que os ministros analisem a decisão de Moraes.

O advogado de Collor, Marcelo Bessa, solicitou a absolvição do ex-gestor alegando falta de provas concretas nas acusações da PGR, que se baseiam em depoimentos de delação premiada.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas