Rafael Fonteles assina crédito de R$ 600 milhões para agricultura familiar
Objetivo é a melhoria de renda, segurança alimentar e nutricional, além de acesso a serviços básicos e adaptação a mudanças climáticas da população.
O governador Rafael Fonteles (PT) assinou, nesta terça-feira (28), em solenidade no Palácio de Karnak, contrato de empréstimo de R$ 600 milhões para investir na agricultura familiar no estado. O objetivo é a melhoria de renda, segurança alimentar e nutricional, além de acesso a serviços básicos e adaptação a mudanças climáticas da população rural no semiárido do Piauí.
Os recursos são do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e vão impactar a vida de 210 mil pessoas no campo, em comunidades rurais de 138 municípios de menor IDH em sete territórios de desenvolvimento do estado: são eles Chapada Vale do Itaim, Entre Rios, Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Rio Guaribas, Vale do Sambito e Vale dos Rios Piauí e Itaueira.
Em coletiva de imprensa, o governador disse que os bancos responsáveis pelo empréstimo irão passar todo o período de execução acompanhando, monitorando e ajudando a gestão a executar o recurso.
“Eu fiquei muito feliz de ouvir esse testemunho dos dois bancos, das duas organizações multilaterais, que vão passar esse período todo de execução acompanhando, monitorando e ajudando a gente a executar esse muito bem esse recurso, de acordo, obviamente, com os parâmetros contratuais, mas principalmente também com os acordos feitos para o uso desses recursos”, ressaltou Fonteles.
Entre as ações que serão realizadas com os recursos, estão regularização fundiária, regularização ambiental, apoio a projetos produtivos de associações de trabalhadores rurais, planos de negócios de organizações e outras cooperativas, planos de recuperação de áreas degradadas, recuperação de nascentes, sistemas individuais simplificados de saneamento básico, construção de cisternas, redes de abastecimento de água, construção de passagens molhadas, e desenvolvimento de estudos e disseminação de conhecimentos importantes para o setor.