Tony Trindade

O país onde tudo se politiza

No Brasil, não se pode mais fazer crítica a um partido porque logo é tachado como admirador de outro partido.

30 de março de 2021 às 08:39
2 min de leitura

Um povo politizado é uma coisa bastante positiva. Um povo que tudo politiza é uma coisa bastante negativa. O Brasil não é um país politizado como deveria ser, mas vive uma politização exagerada que jamais deveria ter.

A politização “de tudo” em solo brasileiro é uma realidade recente. Até alguns anos atrás a nossa situação era diferente, por mais que o brasileiro sempre tenha gostado de política. O que temos visto a partir de meados de 2012/2013 é uma realidade em que o excesso de politização em todos os temas e discussões só atrapalha.

O Fla x Flu na política nacional muito contribuiu para esse clima de intensa divisão que o país possui hoje. A falta de alternância de poder entre as eleições de 2002 e 2014 também contribuiu, inegavelmente, para o surgimento de um inconformismo e dessa intolerância que vivemos na atualidade. Contudo, a situação só tem piorado desde o impeachment de 2016.

No Brasil, as pessoas não podem mais fazer crítica a partido A porque logo são tachadas como admiradoras do partido B. Se fizerem uma crítica ao partido B, recebem o carimbo como sendo alguém defensor do partido A.

Ninguém fica livre dos que apontam o dedo. Nem mesmo o Papa Francisco. Fazer uma crítica numa missa virou motivo para acharem que o vigário tem lado político. Tudo foi ao extremo.

Com a chegada da pandemia, a situação ficou mais delicada. Politizaram tratamento, politizaram remédios, politizaram ações, politizaram vacinas, politizaram até algumas das muitas mortes. A ciência foi atacada por quem defende drogas sem eficácia comprovada contra a Covid, especialistas tripudiados por não darem opiniões que certos agentes públicos queriam que eles dessem e por aí vai.

Até o almoço de família nos domingos em algumas casas ficou comprometido por conta do antagonismo político cego e inconsequente. Que Deus ajude a mudar essa realidade do Brasil, embora nem mesmo Ele tenha ficado de fora dessa maléfica politização.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas