Ministros Wellington Dias e Paulo Teixeira lançam o Plano Safra no Piauí
Plano Safra 2023/2024 tem, entre as novidades, o maior volume de crédito rural da história.
O Plano Safra, programa do governo federal destinado ao crédito rural para agricultura familiar, foi lançado no Piauí, nesta terça-feira (14/11), com a presença dos ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e do governador Rafael Fonteles.
O Plano Safra 2023/2024 tem, entre as novidades, o maior volume de crédito rural da história. São R$ 71,6 bilhões para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf.
O volume é 34% superior ao anunciado na safra passada. Outro grande destaque são as mudanças no microcrédito produtivo, o Pronaf B, ou Agroamigo.
Em conversa com a imprensa, o governador Rafael Fonteles destacou que o Piauí está dando exemplo de aproveitamento dos programas do Governo Federal.
“Muito importante a vinda do ministro para mostrar todo o plano de agricultura familiar feito pelo governo federal que o piauí está sendo exemplo em aproveitamento desses programas”, disse Rafael.
Ainda em sua fala, o governador ressaltou a importância do trabalho dos ministros Wellington Dias e Paulo Teixeira.
“Aumentou o crédito, aumentou a regulação fundiária, aumentou a assistência técnica, ficamos muito confiantes com o presidente Lula mais uma vez, com a condução desses ministros Wellington Dias e Paulo Teixeira, vai tirar o Brasil do mapa da fome de novo e vai fortalecer a agricultura familiar, ampliar a renda de quem vive no campo”, finalizou o governador.
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, parabenizou o governador Rafael Fonteles e destacou a vocação do Piauí em produção para todo o Brasil e mundo.
“Quero parabenizar o governador Rafael Fonteles, o que ele é entusiasmado e também aceitar o seu desafio da gente ampliar a agroindústria, ampliar a cooperativa e ampliar a agregação de valor aqui. Tem vocação para produzir para o Brasil e para exportação o alimento de qualidade”, disse o ministro.
Paulo Teixeira ainda ressalta as cadeias produtivas pertencentes ao Piauí, e o futuro fortalecimento de demais produções.
“Quais as cadeias produtivas que eu considero aqui deve haver maior incremento nisso. Olha aqui o Piauí já lidera o tema do mel, os temas do Caju, da Cajuína. Também a carne, que é muito forte, o leite é muito forte. E nós vamos fortalecer essas cadeias produtivas na produção de peixe e outras cadeias produtivas. Agora o tema da fruta aqui é um tema especial que tem em vista o mercado nacional e o mercado internacional, podendo ser a Califórnia no Nordeste”, finalizou o ministro.
Assista